O Nacional venceu, este sábado, no reduto do Vitória de Guimarães (3-1), depois de ter estado a perder, e obteve o seu segundo triunfo na I Liga de futebol, deixando a última posição da tabela.

De regresso a Guimarães, o treinador Manuel Machado venceu pela primeira vez desde que voltou ao Nacional, que já não ganhava desde a quinta jornada (vitória em Olhão, por 2-1), e o triunfo teve o seu "dedo", já que a entrada de Mateus ao intervalo revelou-se determinante.

Já o Vitória, somou a segunda derrota consecutiva, encaixou seis golos nas duas últimas jornadas (derrota por 3-0 com o Benfica, na ronda anterior) e, pior do que isso, fez uma péssima exibição, sem fio de jogo e sem quaisquer ideias.

Ao intervalo, a equipa minhota até vencia por 1-0, mas imerecidamente, já que foi o Nacional que, desde o início, pegou no jogo, teve mais posse de bola e fez mais remates perigosos.

O golo vitoriano só podia surgir de uma bola parada e assim foi, de grande penalidade (a alegada falta de Mexer sobre Toscano deixou dúvidas), por João Ribeiro, aos 13 minutos.

Até ao final da primeira parte, voltou a dar apenas Nacional, que esteve perto do empate por duas vezes, ambas por Revson, mas Douglas fez uma excelente defesa (19 minutos) e o remate do médio brasileiro saiu a centímetros do poste esquerdo (31).

Ao intervalo, os treinadores mexeram nas equipas, o da casa colocando Marco Matias no lugar de Soudani (saiu tocado) e o visitante arriscando mais, tirando o médio Claudemir e metendo Mateus, avançado que "dinamitou" a defesa vimaranense.

Aos 54 minutos, N'Diaye e Douglas desentenderam-se e por pouco não "ofereceram" a Keita o golo, que demorou apenas mais um minuto: centro de Revson da esquerda, Defendi cortou de forma defeituosa, "assistindo" Diego Barcellos, que, no "coração" da área, não perdoou e fez o empate.

Seis minutos depois, a reviravolta consumou-se: Rondon assiste Mateus, que, na cara de Douglas, teve a calma de ladear Douglas e rematar, já sem oposição, para o fundo das redes.

Num jogo que decorreu sem policiamento por decisão da direção do Vitória de Guimarães, não houve "polícia" que parasse Mateus.

Aos 66 minutos, o jogador angolano "fugiu" pela esquerda e assistiu Keita, cujo remate Douglas defendeu com dificuldade, Rondon recargou contra o poste, a bola sobrou para Keita, que, apertado por Defendi, ainda conseguiu fazer o terceiro golo dos insulares.

O Vitória tentou reagir e aos 75 minutos Marco Matias rematou com "selo" de golo, mas Vladan impediu-o com uma grande defesa e até ao final o Nacional controlou com alguma facilidade o último "sopro" dos minhotos.