Os sócios do Vitória de Guimarães, oitavo classificado da I Liga, votaram hoje favoravelmente e por larga maioria a criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) para o futebol profissional.

Na Assembleia-Geral (AG) eleitoral extraordinária, que decorreu hoje entre as 09:00 e as 13:00, votaram 1.303 sócios, dos quais 945 a favor do projeto da direção liderada por Júlio Mendes, 340 contra, 17 em branco, tendo um voto sido declarado nulo.

A vitória foi expressiva, com 72,5 por cento dos sócios a votarem a favor da constituição da SAD.

A SAD do Vitória de Guimarães vai nascer com um capital social de um milhão de euros, 40 por cento detido pelo clube.

Os restantes 60 por cento serão destinados aos associados do Vitória numa primeira fase e, depois, a outros investidores.

As ações serão de categoria A (as que direta e indiretamente forem subscritas e adquiridas pelo Vitória de Guimarães e enquanto se mantiverem na sua titularidade) e B, as restantes.

A administração da SAD será exercida por um Conselho de Administração (CA) composto por um mínimo de três e máximo de sete administradores, que serão remunerados, consoante for deliberado em AG, tendo Júlio Mendes referido que vai doar ao clube a sua remuneração enquanto administrador.

Os membros do CA terão um mandato de três anos, podendo ser reeleitos, por uma ou mais vezes. O presidente do CA será designado pelo acionista titular das ações da categoria A, isto é, pelo clube.

As instalações desportivas, incluindo todos os equipamentos que lhe estão adstritos, serão, em qualquer caso, atribuídas ao clube fundador.

O CA deverá deliberar e executar um aumento do capital social até um ano após a constituição da Sociedade, um aumento do capital social que poderá ir até 37 milhões de euros.