O presidente do Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, quer que a Sociedade Anónima Desportiva (SAD), cuja criação os sócios votaram hoje favoravelmente, seja uma realidade ainda esta época, desejavelmente dentro de pouco mais de um mês.

Na Assembleia-Geral extraordinária, que decorreu hoje entre as 09:00 e as 13:00, 72,5 por cento dos 1.303 sócios votaram a favor do projeto da direção liderada por Júlio Mendes.

«Estou muito satisfeito com este resultado, significa que, em cada quatro vitorianos, três votaram sim e que fomos capazes de passar a nossa mensagem. A maior parte dos vitorianos percebeu a situação em que o Vitória de Guimarães se encontra e que o caminho passa por este trilho muito apertado», afirmou o dirigente no final da contagem.

Júlio Mendes, que afirmou que doará ao clube a sua remuneração se for eleito presidente da SAD, quer que o novo organismo do Vitória de Guimarães seja uma realidade o mais rápido possível.

«Vamos ter agora um período de subscrição e realização de capital e um conjunto de burocracia que terá de ser cumprido, mas espero que tudo seja feito com a maior celeridade possível para que as condições que pretendo sejam materializadas com toda a urgência. A SAD vai surgir ainda esta época, sem dúvida, estamos a falar de um espaço de um mês, pouco mais, é um espaço de curto prazo porque não temos mais tempo», notou.

O presidente notou que «esta vitória não significa que o Vitória de Guimarães resolveu os seus problemas».

«A partir de agora temos muito mais trabalho para fazer e uma maior responsabilidade às costas, mas temos também uma esperança de que podemos encontrar uma solução para que o Vitória continue a ser um clube de referência em Portugal», disse.

Sobre o receio expresso por alguns associados pelo facto do clube não ter a maioria do capital da futura SAD, Júlio Mendes considerou o resultado «expressivo», que «deixa claro que os vitorianos perceberam que o projeto tem de ter viabilidade» e que não valia a pena construir «algo que depois, na prática, não resulta em solução nenhuma».

«O Vitória ser maioritário ou minoritário [na SAD] não é importante, o que é importante é que, do ponto de vista jurídico e dos documentos que vão estar por trás de toda esta construção, estejam garantidas as questões essenciais de proteção do clube», explicou.

Júlio Mendes foi eleito presidente do Vitória de Guimarães a 31 de março deste ano, com 63 por cento dos votos e a sua grande bandeira eleitoral foi precisamente a constituição de uma SAD para o futebol profissional.