O segundo fórum "Responsabilidade Social do Futebol Profissional" vai revelar, no dia 27, em Lisboa, o quanto a "indústria" da modalidade pode ser solidária, revelou hoje a organização da iniciativa.

Sob a égide da Associação das Ligas Profissionais de Futebol da Europa (EPFL), o fórum é organizado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPF) e contará com representantes dos principais campeonatos do continente e suas fundações, nomeadamente de Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália e Portugal.

O diretor geral executivo da EPFL, Emanuel Medeiros, que apresentou hoje a iniciativa, em conjunto com o presidente da LPFP, Mário Figueiredo, considera que «o futebol tem estado ao serviço da sociedade» e contextualizou a iniciativa com «o papel das ligas e dos clubes nos contextos sociais», sobretudo desde o início da parceria da associação que dirige com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008.

«O futebol gera prosperidade e contribui para o desenvolvimento económico das regiões, das cidades e dos países», disse o dirigente das ligas europeias, para quem se impõe que, «por isso mesmo, tenha que reconhecer o seu próprio papel social, despertando consciências à custa da sua capacidade para influenciar pessoas e organizações nesse sentido».

Para falar dessa capacidade intrínseca da indústria do futebol estarão em Lisboa José Luís Astiazarán (presidente da liga espanhola e da sua fundação), Tom Bender (da EPFL e da fundação da liga alemã), Paul Thorogood (fundação da liga inglesa) e Edu Jansing (fundação da liga holandesa).

Entre os oradores, além do secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa, estará ainda Marcela Villareal, diretora da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Steffi Jones (presidente do Mundial feminino da FIFA), Pauleta (ex-jogador e presidente da fundação homónima) e Isabel Jonet (presidente do Banco Alimentar Contra a Fome em Portugal e da federação de bancos alimentares europeus) são outras personalidades do programa do fórum.

Destaque ainda para a representação das fundações de clubes portugueses, nomeadamente do Benfica, Sporting e Marítimo, esperando-se ainda a presença dos presidentes executivos das ligas inglesa e italiana, Simon Morgan e Paolo Bedin, respetivamente.

Mário Figueiredo, enquanto anfitrião do fórum, realçou «a honra da liga portuguesa em ter aceitado o desafio num período difícil, como aquele que se vive nos países da orla mediterrânica».

«O futebol envolve uma enorme aglutinação de vontades e pode ser um instrumento poderoso para missões solidárias, cujos melhores exemplos serão demonstrados no fórum», disse o dirigente.

Nesse contexto, Emanuel Medeiros recordou a campanha que a EPFL tem em curso – Futebol Profissional Contra a Fome -, em parceria com as Nações Unidas e a Comissão Europeia.

«Um sexto da população mundial passa fome. Por isso, a EPFL - 30 ligas na Europa, representando cerca de mil clubes - disse presente», concluiu.