FC Porto e Benfica continuam de braço dado no primeiro lugar da Liga, quando está cumprido o primeiro terço da prova. Ao fim de 10 jornadas, os dois rivais somam 26 pontos em 30 possíveis, caminhando lado a lado já desde a 5ª ronda.

A regularidade de dragões e águias evidencia um campeonato com uma tendência acentuada para a bipolarização e que ao fim de apenas 10 jogos já relegou Braga e Sporting para uma posição secundária na luta pelo título.

Neste momento, o FC Porto é o líder da Liga, “graças” ao golo nos descontos de Jackson Martinez no triunfo portista em Braga. Caso contrário, seriam “gémeos verdadeiros” em vitórias, empates, derrotas e golos. O FC Porto soma 26 golos marcados contra os 25 do Benfica, tendo ambos seis tentos sofridos.

As estatísticas mostram ainda que o FC Porto sente-se mais confortável no Dragão, onde marcou 17 dos 26 golos. Já o Benfica repartiu de forma quase equitativa a sua eficácia, com 12 golos na Luz e 13 fora. Quanto à sua distribuição no jogo, dragões e águias são mais fortes no segundo tempo, onde marcaram 18 e 15 golos, respetivamente.

No que toca à performance em termos de resultados, a semelhança é absoluta: oito triunfos, dois empates e zero derrotas. A única diferença ocorre nos jogos em casa e fora, já que os dragões não deram hipóteses na sua casa (cinco vitórias) e os encarnados cederam um empate com o Braga. Todavia, fora de casa são os benfiquistas que apresentam melhor registo, com quatro vitórias em cinco jogos, contra três em cinco dos portistas.

Por fim, o duo da frente rivaliza também na luta dos clubes mais disciplinados. O FC Porto registou apenas 16 cartões amarelos e nem uma única expulsão, enquanto o Benfica tem os mesmos 16 cartões amarelos, mas soma-lhes duas expulsões (uma por duplo amarelo e outra por vermelho direto).

O duelo entre FC Porto e Benfica está ao rubro e o primeiro tira-teimas está marcado já para a 14ª jornada, no Estádio da Luz.