A Académica reduziu 1,7 milhões de euros ao passivo do cube, que se situa agora nos 9,1 milhões, de acordo com o relatório de contas referente à época desportiva 2011/12 aprovado esta terça-feira em assembleia-geral.

O documento, aprovado pela maioria dos cerca de 60 sócios presentes, com três abstenções e um voto contra, revelou que o clube da I Liga de futebol obteve um resultado líquido de 1.138.864,39 de euros.

O vice-presidente Manuel Salvador Arnaut disse que para este resultado contribuiu a conquista da Taça de Portugal, em maio, e a venda dos passes desportivos dos jogadores Sissoko e Markus Berger, além de uma maior contenção em despesas correntes.

As receitas da venda do central Henrique aos ingleses do Blackburn Rovers e a participação na fase de grupos da Liga Europa, que ronda atualmente 1,8 milhões de euros, mas que constam da atual época desportiva, deverão ser utilizadas para baixar o passivo e em «objetivos prioritários», sublinhou o dirigente.

Sobre a participação da "briosa" nas competições europeias 41 anos depois da última presença, o presidente da Assembleia-Geral, Fernando José Oliveira, lamentou que a cidade não tivesse "sabido responder" ao apelo, «o que traduz o que é hoje a cidade, que se deixou adormecer à sombra da universidade».

«A Académica teve um comportamento altamente meritório na fase de grupos, competindo com outras estruturas e outros orçamentos, como o Atlético de Madrid que tem um investimento de 129 milhões de euros e o Plzen 25 milhões, pelo que não seria expetável passar», frisou o dirigente.

O vice-presidente Manuel Salvador Arnaut alertou ainda os sócios que, até final de janeiro do próximo ano, o clube terá de optar pela constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) ou por uma sociedade unipessoal por quotas, dando cumprimento ao novo regime de sociedades desportivas aprovado pelo Governo.