A SAD do Sporting terminou o primeiro semestre da época 2012/13 com um prejuízo de cerca de sete milhões de euros, de acordo com um comunicado enviado hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

«Os resultados no 1º trimestre foram negativos em 7.707 milhares de euros, semelhantes aos do mesmo período do Exercício anterior», lê-se no documento.

Os proveitos operacionais também tiveram uma quebra de cerca de 1,5 milhões de euros, para 9,504, devido à «fraca performance desportiva da equipa principal de futebol e da diminuição de receitas de quotizações».

Nos custos operacionais, o aumento da rubrica custos com pessoal, de mais de um milhão de euros, deve-se sobretudo, segundo o comunicado, «ao atraso, no período de julho/agosto, na definição da situação de alguns jogadores», mas os “leões” garantem que este aumento «será diluído ao longo do Exercício, quando comparado com o ano anterior».

Estes valores negativos acabaram por ser compensados, de acordo com a SAD “leonina”, “foram compensadas com proveitos com transação de passes de jogadores, o que permitiu que os Resultados Operacionais fossem menos negativos que no primeiro Trimestre do Exercício anterior” – 6,449 ME em 2012/13 contra 6,839 em 2011/12.

O ativo dos “leões” teve um acréscimo de perto de seis milhões de euros, passando para os 150,135, devido ao investimento realizado a nível do plantel, enquanto o passivo aumentou para 233,435, sobretudo devido ao aumento da dívida financeira (cerca de 14 ME neste trimestre).

Leia o comunicado dos leões.