Jorge Casquilha garante que a sua equipa, sem ganhar desde a segunda jornada, vai defrontar um FC Porto "favorito" no jogo, mas que a sua formação, com "respeito" pelo adversário e com "querer e coragem", vai para disputar o resultado.
Depois de defrontar o Benfica (derrota caseira por 2-0 para a Taça de Portugal) e o Sporting (empate por 2-2, em casa, para a 10.ª jornada da Liga), o Moreirense desloca-se ao Estádio do Dragão para defrontar o atual líder do campeonato português e campeão em título, mas que vem de duas derrotas consecutivas - em Braga para a Taça de Portugal e em Paris, frente ao Paris Saint-Germain, para a Liga dos Campeões, ambas por 2-1.
Questionado sobre se estas derrotas dos portistas podem favorecer o Moreirense no Dragão, Jorge Casquilha considerou que a tarefa dos minhotos ficou «ainda mais difícil».
«Não é um cenário favorável. O FC Porto tentará mudar a imagem e inverter os últimos resultados. É o atual líder do campeonato e não pode perder terreno para os adversários. O FC Porto é muito forte, tem grandes jogadores e um treinador muito competente. Logicamente teve dificuldades com o Braga e com o PSG e podemos tentar explorar os pontos menos fortes do FC Porto, mas esses pontos são poucos», disse o técnico minhoto.
Jorge Casquilha atribuiu o «favoritismo» ao FC Porto, mas garantiu que o Moreirense quer «ter uma palavra a dizer». O treinador reconheceu que o papel dos vimaranenses poderá passar mais pela defesa do que pelo ataque e avançou com a ideia de que a estrutura de jogo do Moreirense não será alterada.
«Vamos defender quando não tivermos a bola e atacar quando a tivermos. Vai ser muito complicado. A nível individual, o FC Porto é claramente superior. O FC Porto terá um pendor ofensivo muito grande e obrigará o Moreirense a defender mais do que é normal. A questão é ter qualidade e coragem quando tivermos a bola e pudermos atacar», referiu.
Em Moreira de Cónegos, a deslocação ao Dragão não está a ser encarada, garantiu Casquilha, como «um jogo de vida ou de morte", mas como "um jogo muito importante, porque é o próximo e porque é contra uma das equipas mais fortes do futebol português».
«Em teoria, é mais difícil ganhar, mas a minha equipa tem o pensamento de que pode sempre ganhar. Seja o FC Porto, seja o Beira-Mar, olhando para o lado oposto da classificação, respeitamos o adversário».
Sobre o facto de, pela primeira vez em vários meses, poder contar com todo o plantel, o treinador valorizou a disponibilidade, após recuperação de lesão, de Castro e de Pintassilgo. «São mais opções. É bom para eles, é bom para o treinador e é bom para a equipa. Torna-nos mais fortes e são mais duas opções válidas», afirmou, sem, no entanto, adiantar se os médios serão chamados para o encontro de sábado.
O clube minhoto, atual 15.º e penúltimo classificado com sete pontos, desloca-se no sábado, pelas 20:30, ao terreno do FC Porto, que lidera, a par com o Benfica, a I Liga com 26 pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.