O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, disse esta sexta-feira querer inverter o ciclo negativo dos jogos em casa e vencer o Olhanense, domingo, na 11.ª jornada da I Liga de futebol.

Em cinco jogos para o campeonato no estádio D. Afonso Henriques, os vimaranenses venceram apenas um (2-1 ao Setúbal, a 26 de outubro, último triunfo na I Liga) e somaram dois empates e duas derrotas.

«Os números dizem isso [que tem sido mais difícil jogar em casa], mas no futebol nem tudo o que parece é. Pode criar-se um bocado essa pressão, mas não me preocupo muito com essas coisas, porque de repente podemos ganhar o próximo jogo e inverter esse ciclo», afirmou na antevisão da partida.

Rui Vitória reconheceu que os resultados fora «têm sido mais positivos» (duas vitórias, um empate e duas derrotas), defendeu que o estádio vimaranense é «motivador» para os adversários, mas lembrou que esta realidade «tem sido recorrente ao longo dos anos, tendo o Vitória equipas mais velhas ou mais novas, mais caras ou mais baratas».

«É um fenómeno curioso, mas vamos reequilibrar estes números», disse, ilibando ainda os adeptos de qualquer responsabilidade.

O Vitória vem de uma difícil qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal, ao eliminar o Marítimo, na Madeira, após o desempate por grandes penalidades e o técnico disse esperar mais um jogo complicado, agora diante do Olhanense.

«Neste campeonato todos os jogos são abertos, os resultados também, o Olhanense é uma equipa que se bate bem, tem jogadores com qualidade e que vai disputar o jogo connosco, mas vamos em busca dos três pontos e, mais importante do que olhar para o adversário, é saber o que temos que fazer para vencer», disse.

Sobre a eventualidade do clube reforçar-se na reabertura do mercado, em janeiro, Rui Vitória lembrou que o clube «não tem condições financeiras» para isso e lembrou que, apesar de ter a média de idades mais baixa de sempre (22 anos), de ter o orçamento mais baixo dos últimos anos, de «nunca ter tido tantas dificuldades na preparação de uma época», o Vitória de Guimarães está nos quartos de final da Taça de Portugal «e nos últimos cinco anos só por uma vez esteve melhor classificado nesta altura do campeonato».

«Não temos condições financeiras para sonhar muito mais e ter força para ir ao mercado e ter aqui uma série de craques. Estou ciente das nossas dificuldades e problemas, mas estamos aqui para os resolver», disse, lembrando que a solução passará essencialmente por recorrer à equipa B.

O plantel vitoriano volta a treinar no sábado de manhã e no final será divulgada a lista de convocados. Barrientos e N'Diaye deverão estar aptos para domingo, mas Defendi, Soudani e João Gonçalves são ausências certas.

O Vitória de Guimarães ocupa a sétima posição, com 12 pontos, enquanto o Olhanense é 11.º classificado, com dez, e defrontam-se no Estádio Afonso D. Henriques, em Guimarães, às 20h15 de domingo.