Um golo de Javier Balboa nos minutos finais da partida garantiu hoje ao Beira-Mar a vitória sobre o Gil Vicente, em jogo da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e tirou os aveirenses do último lugar.
Com este triunfo em Barcelos, o Beira-Mar soma os mesmos 10 pontos do adversário de hoje e do Olhanense, que mais tarde visita o recinto do Vitória de Guimarães, e ultrapassou Moreirense e Académica, que recebe o Sporting de Braga na segunda-feira.
Balboa ofereceu a vitória aos aveirenses, aos 86 minutos, depois de Serginho ter inaugurado o marcador para os visitantes, aos 20, e de o defesa central Claudio ter empatado, aos 61, na marcação de uma grande penalidade.
O Gil Vicente assumiu domínio da partida desde o início mas encontrou um adversário bem organizado defensivamente e que criou imensas dificuldades.
Os aveirenses, com uma atitude algo expectante, poucas vezes desciam à área contrária, mas numa delas, aos 20 minutos, Serginho aproveitou um desentendimento de João Pedro e Cláudio para inaugurar o marcador.
Os gilistas acusaram este golo e passaram por uma fase de grande intranquilidade, o que permitiu que o adversário se acercasse com mais frequência da área do Gil Vicente.
Aos 33 minutos, os aveirenses tiveram mesmo uma excelente oportunidade de aumentar a vantagem mas Balboa, desmarcado na frente de Adriano Facchini, rematou por cima.
Na segunda parte, a formação barcelense intensificou as suas ações ofensivas na tentativa de modificar o marcador. Mas, foi o Beira-Mar que voltou a criar perigo, aos 53 e 57 minutos, quando Balboa e Serginho, respetivamente, obrigaram a intervenções atentas de Adriano Facchini.
A igualdade acabou por ocorrer aos 61 minutos, por Claudio, que concretizou uma grande penalidade, que castigou o derrube na área de Jaime a Luís Carlos.
Moralizado pelo empate, o Gil Vicente tentou concretizar a reviravolta, mas foi Nildo, em contra-ataque, que voltou a assustar Facchini.
Pouco depois, o internacional da Guiné Equatorial Javier Balboa foi mais eficaz e conseguiu concluir uma jogada de ataque rápido, que também tinha iniciado, para assegurar o segundo triunfo dos aveirenses na prova.