O Benfica venceu esta segunda-feira o Sporting por 3-1, em jogo da 11ª jornada da Liga de futebol e não descola do FC Porto na liderança.

Wolfswinkel fez o primeiro do jogo, Rojo num autogolo empatou e coube a Cardozo os últimos dois golos de um jogo em que se viu um Sporting aguerrido durante grande parte do encontro.

Um jogo disputado, aguerrido, a velha história do dérbi, que levou a Alvalade pouco mais de 35 mil espetadores e em que a Juve Leo abriu ‘uma brecha’ na greve para apoiar a equipa. Em Alvalade, as equipas que envergavam vermelho não tiveram sorte (Gil Vicente, SC Braga e Videoton), mas o Benfica acabou por ser a exceção para confirmar a regra

Na primeira parte, entrou melhor o Benfica, mas seria o Sporting a colocar Artur em sentido. Livre de Insúa aos 10 minutos, para o guarda-redes dos encarnados voar para a defesa.

Os leões, a partir dai, colocaram em prática o que já tinham feito quando receberam o Sporting de Braga e pressionaram em cima. A verdade é que os encarnados perderam-se, com o meio campo muito lento e a só conseguirem chegar à grande área na ala esquerda. Aos 27 minutos, Melgarejo insistiu, cruzou, mas Salvio acabou por não conseguir chegar à bola.

E como quem não marca sofre, logo depois o Sporting chegou ao golo. Capel cruzou para a grande área e Wolfswinkel, melhor do que Garay, bateu Artur.

O Benfica, a espaços e com dificuldade para encontrar linhas de passe, tentou o empate por Lima (31’) e logo depois Cardozo, primeiro a rematar ao lado, e em cima do intervalo, a cabecear ao lado.

A segunda parte começou com o Benfica a correr atrás do prejuízo e com Lima a ganhar um ressalto, com a bola a passar ao lado. Só que os leões pareciam não satisfeitos com o 1-0, obrigaram, aos 54’, Artur a mais uma defesa de grande classe. Carrillo acelerou, abriu para Elias e à queima-roupa Artur não se intimidou.

O golo encarnado surgiu aos 58’, com Ola John a cruzar para o coração da área e Rojo a fazer autogolo. E o mote estava dado para um Sporting que depois disso não se encontrou e um Benfica que ganhou novo ânimo. Garay, aos 66’, obrigou Patrício a grande defesa, com a bola a bater no poste. No entanto, a história poderia ter sido diferente se a bola de Insúa (75’) não tivesse embatido no poste.

Aos 80’, tudo mudou. Boulahrouz tirou um golo certo com a mão, viu vermelho e Cardozo foi melhor do que Patrício. Tacuara faria ainda o 3-1 de cabeça, aos 85’, num momento em que do Sporting do início já nada restava. A diferença é já de 18 pontos.