O antigo futebolista e treinador do Sporting António Oliveira considerou hoje que o clube nunca esteve numa situação «tão degradante e tão perto do fosso», e que «está em causa a sua própria sobrevivência».
«Fico triste, muito triste com o atual momento do Sporting. Está numa situação muito perigosa e pode entrar em colapso. Se o Sporting não ganhar o próximo jogo com o Nacional da Madeira corre o risco de aparecer na zona de descida», afirmou António Oliveira.
Após ter sido derrotado em casa rival e vizinho Benfica, por 3-1, na 11.ª jornada, os “leões” ocupam o nono lugar do campeonato e estão apenas dois pontos acima da zona de despromoção.
«O clube não devia estar a passar por esta situação. Os adeptos têm de se unir à volta do projeto do Sporting, se é que ele existe. Se os jogadores não acreditam, caem num fosso perigoso e está em causa a própria sobrevivência no Sporting», alertou o antigo selecionador nacional.
Para António Oliveira, o presidente do Sporting, Godinho Lopes, já «não tem muita margem de manobra para mostrar credibilidade e confiança» e demonstra sempre «uma grande dúvida» na altura de tomar decisões.
«O Sporting nunca esteve numa situação tão degradante, tão à beira do abismo como está agora. Ontem (segunda-feira), em resposta a Luís Filipe Vieira, nunca ouvi Godinho Lopes dizer a palavra ganhar. Sempre que oiço alguém que gosta de futebol, diz a palavra ganhar. Acho que há incongruência e falta de conhecimento, e isso paga-se caro», frisou.
O antigo técnico, de 60 anos, considerou que o projeto “leonino” desapareceu quando Domingos Paciência abandonou o comando da equipa, seguido, meses mais tarde, pelos dirigentes Luís Duque e Carlos Freitas.
«A ideia que tenho do Sporting é que o projeto desaparece no momento em que as duas pedras fundamentais e o treinador saem sem qualquer tipo de explicação e sem qualquer tipo de substituição», disse.
Questionado sobre se estaria disponível para ajudar o clube lisboeta, António Oliveira, confesso adepto e antigo jogador do FC Porto, disse ter uma «grande estima» pelo Sporting e replicou que está «atento com preocupação».
«Não vou dizer em que devia ajudar o Sporting, mas estou atento com preocupação. Converso com muita gente do Sporting e que às vezes me pedem a opinião e esse tem sido o meu contributo», concluiu.
O antigo selecionador nacional falava à margem do lançamento do livro “100 Magníficos” de Rui Dias, uma publicação que identifica os 100 melhores jogadores portugueses de todos os tempos, em que está incluindo o próprio António Oliveira, e que tem prefácio de José Mourinho.