«Prometi a mim próprio, no dia em que me lesionei [antes da final da Taça dos Campeões Europeus], que iria a Tóquio levantar a Taça Intercontinental», revelou Fernando Gomes, antigo futebolista do FC Porto, em entrevista à Lusa.

O “bibota” de Ouro em 1982/83 e 84/85, marcador de um dos golos na final disputada na capital japonesa (o segundo golo foi de Madjer), recordou a sua mais íntima sensação, no meio de “toda a alegria e felicidade” vivida pela sua equipa, a 13 de dezembro de 1987, quando bateu o Peñarol (Uruguai) por 2-1.

Uns meses antes, Fernando Gomes lesionara-se na tíbia e no perónio num dos treinos, em vésperas da final da Taça dos Campeões Europeus, frente ao Bayern de Munique, ganha pelos portistas, também por 2-1, mas marcada pela sua ausência.

«Em Tóquio, era o capitão e fui eu que levantei a taça. É [uma data] marcante por isso e porque o FC Porto é a única equipa portuguesa com esse título. Aliás, tem dois desses», sublinhou.

Apesar de ter sido um dos mais cotados goleadores da sua época, aquele 1-0, aos 41 minutos, num estádio gelado e coberto de neve, é o seu único “selo” em finais:

«Foi um golo que ajudou a vencer, mas, com golos ou sem golos, ontem como hoje, o importante é a vitória. Essa é a identidade do clube.»

Porém, Fernando Gomes recordou que, «em Portugal, foi um título a que se deu pouco valor, pouca ênfase».

Fernando Gomes reconhece que continua sem saber a razão desse desinteresse, «pois trata-se do título hierárquico mais importante, sendo certo que a Liga dos Campeões é a que todos conhecem».

«É um dos meus mais marcantes e inesquecíveis momentos, pela importância que teve para o prestígio do clube e pela alegria que me deu. E porque, em Portugal, o FC Porto é o único clube que tem essa taça, apesar de outros clubes já a terem disputado», sublinhou.

Ainda sobre a partida disputada no Estádio Nacional de Tóquio, Gomes tem na memória «um jogo em condições adversas», confessando nunca ter jogado com tanta neve e frio.

O “bibota”, como ficou conhecido no mundo do futebol, lembra-se ainda da «arrogância dos jogadores do Peñarol», patente até nos momentos em que se cruzavam no hotel: «Tínhamos ganho a Taça dos Campeões Europeus, mas, se calhar, na América do Sul não tinham a perceção disso e olhavam-nos com alguma sobranceria.»

Após as primeiras seis épocas na equipa principal dos “dragões (estreou-se em 1974/75), Fernando Gomes ingressou nos espanhóis do Sporting de Gijon (80/81) e daí analisou, ao longe, o que era, então, o futebol português:

«A diferença era enorme e a todos os níveis, desde as infraestruturas aos treinos e até aos ordenados.»

«Mas não são os ordenados que fazem ganhar. Até podem ajudar, mas o que faz ganhar são as infraestruturas, pois joga-se melhor quando se treina melhor», referiu.

Duas épocas depois, regressou ao FC Porto, “resgatado” pelo novo presidente:

«Senti que muita coisa tinha mudado. Desde logo porque Pinto da Costa ganhou as eleições de 1982 e o clube havia dado um grande passo.»

«Mudaram-se mentalidades e a forma como as equipas do FC Porto preparavam os jogos. Senti, na altura, que poderia aparecer uma equipa capaz» de regressar aos grandes palcos europeus em representação de Portugal, como aconteceu com a final da Taça das Taças (1984) e em Viena (1987).

Hoje em dia, Fernando Gomes representa o clube, nomeadamente nos sorteios nacionais e internacionais, e no departamento de prospeção:

«Em qualquer circunstância, servir o FC Porto é minha a maior felicidade, é o que me realiza e me honra.»

O antigo ponta-de-lança passou 13 épocas de “dragão” ao peito e terminou 1987/88 com mais um título de campeão nacional – o quinto e último – e 21 golos marcados, saindo do FC Porto em 1988/89 para ingressar no Sporting, onde terminou a carreira em 1990/91.