Os veteranos do Sporting Clube de Portugal vão disputar o Torneio da Soberania de Macau com o objetivo de «ganhar e levar mais longe» o nome da equipa, disseram hoje à agência Lusa responsáveis desportivos do clube.

O Sporting é uma das equipas que participa na 12.ª edição do Torneio da Soberania, que junta, de 14 a 16 de dezembro, em Macau, oito formações de veteranos de futebol, incluindo Hong Kong, República Popular da China, Taiwan, Coreia do Sul, Malásia e Cabo Verde.

«Em veteranos ou noutra modalidade, o Sporting vem sempre para ganhar e este torneio não foge à regra», disse o antigo futebolista Fernando Mendes.

O jogador destacou a mais-valia de a equipa portuguesa ser a única a apresentar-se em campo com jogadores que já foram profissionais, tendo referido que o jogo de preparação realizado na terça-feira em Hong Kong, em que venceram por 3-2, ajudou os “leões” a adaptarem-se ao clima e ao fuso horário.

Francisco Manhão, presidente da Associação dos Veteranos do Futebol de Macau, afirmou que «foi sempre um sonho ter um dos grandes clubes portugueses a participar no torneio», que assinala a data da transferência de poderes de Portugal para a China, em dezembro de 1999.

Já o vice-presidente da Fundação Sporting, Rui Pereira sublinhou que a presença do clube leonino em Macau cumpre dois objetivos:

«Obviamente que é para ganhar, mas também para representar o Sporting condignamente e trazer às pessoas de Macau o nome do Sporting.»

O mesmo responsável disse que o clube tem muitos seguidores em Macau, território que «pode constituir uma boa ponte para o mercado asiático e especialmente para o mercado chinês».

«O Sporting já está, por exemplo, presente no mercado indiano, onde estabelecemos um acordo com um clube local e estamos a olhar com muito cuidado para esta parte do globo, onde o futebol pode ser, de facto, um desporto a ter uma evolução muito grande e Macau pode contribuir para isso, uma vez que tem tradições portuguesas muito fortes», disse.

Entre os possíveis projetos da Fundação Sporting, Rui Pereira destacou «a criação de academias e o estabelecimento de relações com clubes locais».

A título de exemplo, o responsável explicou que a Fundação Sporting deverá, na sequência de um contacto estabelecido com a Embaixada do Japão em Portugal, abrir em 2013 uma academia em Fukushima, região japonesa fortemente afetada pelos terramoto e tsunami de 2011.

O Torneio da Soberania será disputado em duas séries de quatro equipas e no final de cada série o quarto do grupo A joga com o quarto do B e assim sucessivamente, discutindo-se o primeiro lugar do torneio entre os vencedores de cada grupo.

O sorteio ditou que o grupo A integra as formações de Taiwan, China, Macau e Hong Kong, enquanto o grupo B é composto pelo Sporting, Malásia, Singapura e Coreia do Sul.