O “manager” do Sporting, Jesualdo Ferreira, disse hoje, antes da cerimónia da entrega dos prémios Stromp, que ambiciona ganhar esse galardão como treinador na próxima época.

«Se espero ganhar o Prémio Stromp para o ano como dirigente? Não, porque não sou dirigente. Como treinador, isso talvez. Já venci outros prémios, porque não hei de vencer esse?», disse Jesualdo Ferreira, momentos antes do jantar que reuniu cerca de uma centena de sportinguistas num hotel da capital para celebrar a entrega dos tradicionais Prémios Stromp. 

O "manager" dos "leões", imbuído do espírito natalício, apelou «à paz no seio da nação sportinguista», uma vez que “«ão é com lutas intestinas», cujas razões, «às vezes, não se percebe», que se pode «chegar a bom porto», e à «solidariedade entre todos» os que fazem parte da equipa de futebol, sentimento esse que «é importante que exista nas grandes equipas».

Num discurso de mobilização dos sportinguistas, Jesualdo lembrou que estes têm «sofrido especialmente com o futebol» e, no momento de dificuldade que o clube atravessa, devem «ser solidários e em conjunto ajudar a construir um novo Sporting».

Em termos desportivos fez votos de que a seleção obtenha resultados que lhe permita «começar a garantir a presença no Mundial 2014», que as equipas portuguesas «consigam o apuramento nas competições europeias», porque são «fundamentais» para a sua estabilidade e que o Sporting «alcance o pódio na Liga e comece bem a próxima época».

O prémio de futebolista do Ano coube ao guarda-redes Rui Patrício, que se mostrou «orgulhoso» por recebê-lo e para quem a vinda de Jesualdo Ferreira «vai ajudar a equipa a dar a volta» à situação em que se encontra, graças à sua «grande experiência».

«Estamos concentrados e focalizados em tirar o Sporting de onde está, sabendo da importância em dignificar a grandeza do clube», disse Rui Patrício, que desvalorizou o facto de ser quase sempre o melhor em campo dos "leões", porque «o mais importante é a equipa».

O Sporting atribuiu esta noite os prémios Stromp, que foram entregues aos seguintes atletas e dirigentes: Rui Patrício (Futebolista do Ano), André Martins (Revelação do Futebol), Patrícia Mamona (Atleta do Ano), Aléxis Santos (Nadador do Ano), Emanuel Silva (Canoísta do Ano), Diogo Fernandes (Karateca do Ano), André Pimenta e José Diogo (Hoquistas do Ano), Luís Duarte (Coordenador do Ano - Ginástica), Pedro Soares (Técnico do Ano - Judo), Betinho, Esgaio e Filipe Chaby (Futebolistas do Ano da Academia), Carlos Macor de Brito (Sócio do Ano), João Miguel “Paquito” (Prémio Dedicação do Ano), Sikander Sattar (Dirigente do Ano), Barão Carneiro (Especial – presidente do Núcleo Sportinguista de Portimão) e Musical “1906 – O nosso Grande Amor”.