As listas candidatas para os órgãos sociais da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) têm de ser entregues até 18 de janeiro, disse hoje à agência Lusa o presidente cessante da Assembleia-Geral (AG) do organismo.

António Sérgio, que já presidiu à APAF, explicou à agência Lusa que, por seu despacho, todos os órgãos sociais eleitos em 11 de fevereiro de 2012, e empossados 13 dias depois, cessaram funções a 30 de novembro último.

«Foi a forma encontrada para criar maior coesão e maior solidariedade entre os árbitros e, assim, reforçar a arbitragem e a própria APAF», frisou António Sérgio.

Com a cessação dos órgãos sociais, a AG eleitoral para o organismo ficou marcada para 8 de fevereiro, altura em que os «quase 1800 associados poderão escolher livremente os novos corpos gerentes» da APAF, segundo o dirigente.

As listas candidatas para o ato eleitoral terão de ser entregues entre as 09h00 de 9 de janeiro e até às 18h00 de 18 de janeiro, três horas antes de uma AG do organismo que vai servir para proceder a «pequenos ajustamentos nos estatutos da APAF, que não terão efeitos nas eleições».

As eleições na APAF ocorrem depois de Gustavo Sousa ter apresentado a demissão da presidência da estrutura em 24 de novembro, depois de ter suspendido, entre 14 de agosto e 4 de novembro, o mandato válido até 2014, altura em que foi substituído interinamente pelo então vice-presidente José Fontelas Gomes.

O árbitro internacional de futebol de praia José Fontelas Gomes apresentará hoje, às 21h45, a lista que vai encabeçar para a presidência da APAF.