Apesar do ambiente adverso em Alvalade, com muitos assobios e pedidos de demissão dirigidos a Godinho Lopes, no relvado, a equipa leonina entrou concentrada no encontro e colocou-se por cima no encontro, com boa troca de bola, embora jogando longe da área do Paços de Ferreira.  

O Paços de Ferreira entrou cauteloso em Alvalade, concedeu a iniciativa de jogo aos leões e aos 15 minutos surgiu a primeira oportunidade para a equipa de Vercauteren. Wolfswinkel desmarcou-se nas costas da defesa e rematou de primeira ao primeiro poste, com Cássio a corresponder com boa defesa.

O Sporting confirmava o bom momento no jogo e aos 32’ nova e mais flagrante ocasião, com Capel a enviar a bola ao poste. O espanhol desmarcou-se bem nas costas da defesa do Paços e o cruzamento de Jéffren deixou-o na cara do golo. O espanhol mergulhou e rematou de cabeça mas o poste devolveu a melhor ocasião do Sporting para inaugurar o marcador.

Embora sem sufocar o Paços de Ferreira, o Sporting estava melhor, mas como já vem sendo hábito, foi o adversário a chegar-se à frente. À beira do intervalo, numa jogada exímia de contra-ataque, Paolo Hurtado enganou toda a defesa verde e branca com uma excelente desmarcação e à saída de Patrício enviou a bola de bico para o 1-0.

O Paços de Ferreira entrou confortável na segunda parte e jogou com a vantagem no marcador para enervar o Sporting. Os leões não conseguiram criar qualquer oportunidade de perigo e Vercauteren olhava para o banco sem encontrar soluções para a reviravolta.

Os nervos foram ganhando destaque face ao discernimento e o Sporting mais não conseguiu do que “arrastar-se” penosamente até aos 90 minutos, sem oportunidades de golo ou sequer o vislumbre de um lance de perigo.

Nova derrota para o Sporting na época 2012/2013 e os números são cada vez mais trágicos: 10 derrotas em 24 jogos e cada vez mais instalado no fundo da tabela, com o fantasma da despromoção à II Liga a ganhar cada vez mais forma.