O Sporting e o FC Porto concluíram hoje o acordo de troca de futebolistas, confirmando a transferência do russo Marat Izmailov para os “dragões” e a do internacional português Miguel Lopes para os "leões", com quais assinou até 2018.
O Sporting deu conta do negócio à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, acrescentando que a cláusula de rescinsão de Miguel Lopes é de 20 milhões de euros, enquanto o FC Porto confirmou as transferências através do Porto Canal, indicando que o vínculo do internacional russo é válido por duas épocas e meia, até 2015.
Os clubes não deram pormenores sobre a troca, mas a imprensa tem noticiado que se trata de transferências sem custos e que os clubes ficam com partes dos direitos económicos de ambos os jogadores.
Izmailov, de 30 anos, chegou ao Sporting em 2007/08, então por empréstimo do Lokomotiv de Moscovo, único clube que representara, e estreou-se precisamente frente ao FC Porto, com um golo que valeu a Supertaça portuguesa ao clube de Alvalade.
Depois dos 45 jogos realizados nessa época e dos 34 na seguinte, o médio russo tem tido várias interrupções na carreira motivadas por lesões recorrentes num joelho e deixou de jogar com a mesma assiduidade, tanto no Sporting como na seleção do seu país, tendo sido questionada em diversas ocasiões a sua continuidade no clube.
Esta época, Izmailov foi utilizado em nove jogos, o último dos quais a 10 de dezembro, na derrota do Sporting em casa com o Benfica (3-1).
No FC Porto, Miguel Lopes, de 26 anos, tem tipo pouco espaço no "onze" de Vítor Pereira, face à concorrência do brasileiro Danilo no lado direito da defesa e espera poder jogar com mais regularidade no Sporting.
O internacional luso, que passou pelas camadas jovens do Olivais Sul, Alverca e Benfica, iniciou a carreira na equipa B dos "encarnados" antes de rumar ao Operário e depois ao Rio Ave, aí permanecendo duas temporadas.
Em 2009/10, assinou pelo FC Porto, sendo emprestado nas épocas seguintes ao Betis, de Espanha, e ao Sporting de Braga, ao serviço do qual fez exibições que lhe valeram a primeira chamada à seleção e a presença no Euro2012, antes de regressar no último defeso ao Dragão.