O Benfica e o FC Porto defrontam-se domingo na Luz com o estatuto de invictos, que repartem, entre os parceiros europeus, apenas com FC Barcelona (Espanhha), Olympiacos (Grécia), Anorthosis (Chipre) e Skënderbeu Korçë (Albânia).
Em vésperas do clássico da 14.ª jornada, os “encarnados” lideram a prova, com 11 vitórias e dois empates (35-9 em golos), correspondentes a 35 pontos, contra 32 do FC Porto, que conta 10 triunfos e dois “nulos” (28-6) e tem um encontro em atraso.
A formação da Luz não tem mesmo desaires em provas nacionais, já que em 2012/2013 só perdeu na Liga dos Campeões, na receção ao FC Barcelona e no reduto do Spartak de Moscovo, ao contrário dos portistas, derrotados em Braga para a Taça de Portugal.
No que respeita em exclusivo aos campeonatos a decorrer na Europa, os dois “grandes” portugueses fazem parte do sexteto de invictos, liderado pelo FC Barcelona, líder em Espanha com 17 vitórias e apenas um empate cedido.
Após 18 rondas, a uma do meio da prova, o “Barça” está a caminho do quarto título em cinco anos, uma vez que soma mais 11 pontos do que o Atlético de Madrid, segundo, e 16 face ao rival e campeão Real Madrid, de José Mourinho e Cristiano Ronaldo.
Os catalães ainda só perderam dois pontos (52 em 54 possíveis), quando empataram 2-2 na receção aos “merengues”, num percurso em que se destacam os 61 golos marcados (contra 19 sofridos), 27 dos quais pelo tetra “Bola de Ouro” Lionel Messi.
Nos campeonatos do “top 10” do “ranking” da UEFA, mais nenhuma equipa permanece invicta, mas na Grécia, 11.ª, o Olympiacos ainda não perdeu, sob o comando do português Leonardo Jardim.
Em 16 jornadas, os bicampeões em título e vencedores de 14 das últimas 16 edições do campeonato grego somam 13 vitórias e três empates, para um total de 42 pontos, mais oito do que o segundo classificado, o PAOK Salónica.
Ainda invicto, está, no Chipre, o Anorthosis, que soma 14 vitórias e dois empates (37-8 em golos), e um total de 44 pontos, mais seis do que o APOEL.
A outra formação sem desaires é, no campeonato albanês, em pausa até fevereiro, o Skënderbeu Korçë, que, após 13 jornadas, conta 10 vitórias e três empates. Totaliza 33 pontos, contra 23 do segundo, o Teuta Durrës.