Benfica-FC Porto

10-01-2013 09:15

Maniche espera "clássico" equilibrado e sem favorito

Os encarnados chegam ao jogo na frente do campeonato, com mais três pontos e também mais um jogo.
Maniche espera

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O antigo médio internacional português Maniche, que já representou o Benfica e FC Porto, prevê um clássico «equilibrado» no domingo, na 14.ª jornada da Liga de futebol, e admite ser cedo para considerar o jogo «decisivo».

«Vai ser um jogo bastante equilibrado, como são todos entre o Benfica e o FC Porto. Ambas as equipas têm excelentes jogadores e são bem orientadas. Estão a passar um grande momento de forma, por isso adivinha-se um jogo ainda mais equilibrado e mais difícil para ambos”, disse Maniche, em declarações à agência Lusa.

O antigo futebolista não acredita que o encontro de domingo, no Estádio da Luz, seja decisivo, mas admite que quem vencer terá alguma vantagem.

«Não é um jogo decisivo, ainda falta muito campeonato, mas a equipa que ganhar e ficar à frente ganha mais confiança e depende sempre de si e isso é uma vantagem para o resto do campeonato», afirmou o jogador, que na época 2002/2003 trocou o Benfica, clube no qual se formou, pelo FC Porto.

Maniche considera que o facto de o Benfica jogar em casa e partir para o “clássico” com três pontos de vantagem, devido ao facto de o FC Porto ter um jogo em atraso, terá pouca interferência no resultado e considera que nenhuma das equipas é favorita, porque «ambas podem vencer».

«O FC Porto já foi várias vezes vencer à Luz, não é por jogar em casa que o Benfica pode ter facilidades. Os jogadores do FC Porto são experientes e habituados a viver o ambiente extra campo, estão preparados para alguma hostilidade dos adeptos do Benfica», considerou Maniche.

O antigo médio, que em 2005 se transferiu do FC Porto para o Dínamo de Moscovo, admite que os “clássicos” são «sempre jogos diferentes, que todos os jogadores gostam de ganhar».

O Benfica, que lidera a classificação da Liga com 35 pontos, recebe domingo, às 20h15, o FC Porto, segundo da classificação, com 32 pontos e menos um jogo, no primeiro “clássico” de 2013, relativo à 14.ª jornada da Liga.