As trocas de palavras entre presidentes de clubes rivais é já um hábito antes de cada jogo grande. E o antes é algo relativo neste caso, já que a troca de 'galhardetes' entre Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, e Pinto da Costa, presidente do FC Porto, já começou há mais tempo. 

Há um mês, depois da vitória por 3-1 em Alvalade, o dirigente encarnado dava o mote ao afirmar que o Benfica «só jogou com um guarda-redes». A declaração remetia para uma alegada mão do portista Alex Sandro no jogo entre Paris Saint-Germain e FC Porto, para a Liga dos Campeões, quando o jogador terá cortado uma bola com a mão. 

Pinto da Costa não tardou a responder e no dia seguinte, a 11 de dezembro de 2012, dizia, em tom irónico, não ter «qualquer informação sobre qualquer alteração [aos regulamentos». 

«Para nós seria bom», afirmava o dirigente portista. 

A 19 de dezembro, foi perguntado ao dirigente portista que árbitro gostaria de ver a apitar o clássico. 

«Se gostava que o árbitro fosse estrangeiro? Por mim até podia ser chinês, era da maneira que agradava ao Futre», lembrando as declarações de Paulo Futre, aquando das eleições do Sporting e que fizeram 'furor'. 

A reação de Luís Filipe Vieira não se fez esperar. Uns dias depois, o dirigente encarnado apelidava Pinto da Costa de "Rainha Isabel [monarca inglesa]" e recusou-se a comentar a proposta do «árbitro chinês». 

Falta pouco para o clássico e por agora os ânimos parecem tranquilos entre as duas formações.