O bicampeão nacional de futebol FC Porto chega ao importante “clássico” da Luz frente ao Benfica com um percurso de contrastes, já que o registo imaculado em casa convive com dificuldades imprevistas fora de portas.
Na hora de imporem o estatuto de campeões em casa do eterno rival, onde garantiram os dois últimos títulos, os “dragões” apresentam-se com modesto desempenho enquanto visitantes, se comparado com o rival, e, principalmente, com os seus números em casa, onde tem pleno de sete vitórias e 19-1 em golos.
Se em sete encontros fora o conjunto de Jorge Jesus venceu seis e apenas empatou um, com 19-5 em golos, já a equipa de Vítor Pereira vacilou bem mais e em cinco desafios (tem um em atraso, em Setúbal) já consentiu dois empates, enquanto os três triunfos foram bem sofridos, o que explica o mais equilibrado 9-5.
As difíceis reviravoltas em Olhão (3-2) e Estoril (2-1) e o triunfo tardio em Braga (2-0) juntam-se aos empates em Barcelos, com o Gil Vicente (0-0), e Vila do Conde, com o Rio Ave (2-2), também ao cair do pano.
Sem James Rodriguez (decisivo na Luz em 2011/12), lesionado, e limitado a Varela e Kelvin para extremos, Vítor Pereira será “obrigado” a fazer adaptações e flutuar a equipa entre o “4-3-3” e o “4-4-2”, faltando saber com que peças.
Defour parece ganhar vantagem para o “onze”, mas Izmailov poderá vir a ser opção durante o jogo, tal como Maicon, embora ainda sem ritmo de jogo.
O azar do criativo “responsabiliza” mais o compatriota Jackson Martinez, que, com 11 golos (contra 12 de Cardozo) pegou de estaca a ponta-de-lança: carrega o maior peso da ilusão de uma equipa que não tem sido tão demolidora no ataque quanto o rival (35-28 em golos), compensando com maior solidez defensiva (6-9).
Recentemente, os portistas não têm exibido a sua habitualmente poderosa chama, mas cumprem com os objetivos desportivos e apresentam-se em casa do eterno rival três pontos atrás, mas com um jogo a menos.
A ambição, maturidade e espírito de superação habituais do FC Porto serão importantes na luta pelos três pontos, que colocariam a equipa em vantagem (moral e desportiva).
Os “azuis e brancos” já estão nos oitavos de final da Liga dos Campeões, após o segundo lugar no Grupo A, atrás do Paris Saint-Germain: o Málaga é o próximo adversário.
Nas outras provas nacionais, o FC Porto, que já ganhou a Supertaça (1-0 à Académica, a abrir a época), caiu em Braga para a Taça de Portugal e está nas meias-finais da Taça da Liga, nas quais recebe o Rio Ave.