O jogo Benfica-FC Porto, domingo a contar para a 14.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, é considerado pela Polícia de Segurança Pública de «risco elevado», sendo esperados entre 60 a 63.000 adeptos no estádio da Luz.
De acordo com o comandante Valente Pinho, a principal alteração para o clássico será o ponto de encontro dos adeptos do FC Porto, local que se escusou a revelar em conferência de imprensa, adiantando somente que vão ficar mais perto do estádio e que a Segunda Circular não terá o trânsito cortado.
«O histórico dos jogos revela que não temos tido grandes problemas de violência no trajeto. Mas neste jogo será mais curto e vai evitar cortar o trânsito da Segunda Circular. O trajeto dos adeptos vai ser mais confortável, saindo de uma zona mais próxima do estádio», disse Valente Pinho em conferência de imprensa realizada hoje no comando da PSP.
O responsável recusou também revelar o número de polícias que estará mobilizado para o jogo de domingo, sublinhando, no entanto, que vão estar «em número suficiente para garantir a segurança daqueles que vão ao estádio e dos que vão estar no seu redor».
Valente Pinho adiantou ainda desconhecer o número de adeptos portistas que vão estar no Estádio da Luz, recordando que a caixa de segurança tem lugar para 3.250 pessoas.
«Os adeptos do FC Porto vão estar nos setores 28 a 34 do piso 3. Foi o que o Benfica disponibilizou na bilhética para o FC Porto. São 3.250 lugares. À partida será casa cheia, entre 60 a 63.000 pessoas. Sendo que o Benfica disponibilizou também uma zona no piso 1 para os adeptos visitantes», explicou.
O responsável assegurou não ter pedidos especiais por parte de nenhuma dos clubes e aproveitou para apelar para que os adeptos cheguem cedo ao estádio para poderem entrar em tempo útil.
«Queremos que os problemas e soluções sejam dentro das quatro linhas. É um espetáculo de futebol. Recomendo que venham ao estádio ver o jogo desde a altura em que o árbitro apitar para o seu início», explicou.
O Benfica recebe domingo o FC Porto, ocupando o primeiro lugar da classificação do campeonato, com 35 pontos, mais três que o FC Porto, que tem um jogo em atraso.
O jogo está marcado para as 20h15 no Estádio da Luz.