Na época de 2000/2001, Cardozo estava ainda longe de vir a pensar jogar no Benfica e na Luz imperavam os golos de outro ponta de lança. O holandês Pierre Van Hooijdonk não teve uma estada longa em Portugal, mas foi o suficiente para deixar marca no clube encarnado e reservar um espaço na memória dos benfiquistas. E em muito terá contribuído para isso um dos dois jogos que fez frente ao FC Porto: para o campeonato, o holandês marcou os dois golos da vitória das águias por 2-1.

«Foi um jogo especial. Estávamos perto da liderança, e bater o FC Porto no Estádio da Luz e marcar dois golos foi especial. Foi fantástico», relembra o ponta de lança, que acredita que no domingo o Benfica pode repetir o triunfo conseguido nesse ano.

«O Benfica tem a vantagem de jogar em casa. Embora o FC Porto já tenha ganho no Estádio da Luz, acho que ao jogar no seu estádio, perante os seus fãs, o Benfica pode beneficiar do ambiente e conseguir a vitória.»

Ainda assim, o holandês reconhece o grande equilíbrio entre as duas equipas e perspetiva que o jogo vá ser um reflexo da classificação das duas equipas no campeonato. «O FC Porto está atrás porque tem menos um jogo, por isso é evidente o equilíbrio entre as duas equipas. E julgo que o jogo também vai ser assim. Se o FC Porto ganhar pode conseguir alguma vantagem, até anímica, mas de momento está tudo muito equilibrado e deste jogo não vai resultar grande diferença», afirma Van Hooijdonk.

O holandês esteve apenas uma época em Portugal mas diz que desde cedo percebeu a importância deste tipo de jogos. Afirma mesmo que já em 2001 se sentia que a rivalidade com o FC Porto estava a crescer e era já mais vincada do que com o Sporting. Por isso mesmo, aconselha calma aos jogadores, sobretudo aos que vão pela primeira vez sentir este tipo de ambiente.

«Quando estamos neste tipo de jogos como estreantes sentimos a pressão a subir. Os jornais falam sobre este jogo, os adeptos querem ganhar a todo o custo e os jogadores que já jogaram alguns destes jogos falam-nos da sua importância. Por isso, é sempre um jogo especial.»

«Cardozo é excelente»

Embora não considere o clássico de domingo decisivo, Van Hooijdonk reconhece que vencer este jogo pode “empurrar” o Benfica para o título. Até porque, acrescenta, «o Benfica tem uma grande equipa e um excelente avançado». O holandês é um apreciador das qualidades do paraguaio e diz que mesmo sendo criticado, os números não deixam dúvidas quanto à qualidade do Tacuara.

«O Cardozo é um grande ponta de lança. Já está há seis anos no Benfica e isso é muito em Portugal. Sei bem que não é fácil aguentar essa pressão. Para ele ficar tanto tempo no Benfica é porque tem qualidade e é um sinal de confiança e reconhecimento do trabalho que tem feito», sublinha o antigo avançado encarnado.

Outro jogador em quem Pierre Van Hooijdonk vê grande futuro é o compatriota Ola John. Depois do período necessário à adaptação, o antigo avançado prevê que o ala possa ter muito com a camisola das águias.

«Ele está muito bem de momento. No início pode ter sido difícil, até por ser muito jovem e ter pouca experiência, mas depois de alguns meses já está a mostrar as suas qualidades e por certo que os avançados agradecem o momento porque está a passar.»

A terminar, Van Hooijdonk deixa clara a mensagem de que acredita num Benfica campeão e um conselho ao balneário.

«Em jogos importantes como este é fundamental não perdermos a cabeça. Neste tipo de encontros há sempre muita tensão e por vezes um simples erro pode prejudicar a equipa e influenciar o desfecho do jogo. Espero que o Benfica se saia tão bem como fez com o Sporting», termina.