Cada vez mais as camisolas representativas das equipas nas mesas de matraquilhos pertencem a Benfica e FC Porto, e não é por acaso. A rivalidade entre os dois clubes já é histórica e começou no futebol, apesar de ter sido transferida gradualmente para outras modalidades, nomeadamente hóquei em patins, basquetebol ou andebol.

Esta época, FC Porto e Benfica já se encontraram noutras modalidades com os portistas a levaram vantagem sobre os rivais da Luz no hóquei em patins e no andebol.

No andebol, o FC Porto recebeu o Benfica no Pavilhão Dragão Caixa, a 8 dezembro, e bateu os encarnados, à 14.ª jornada do campeonato, por 28-27. O próprio resultado de 28-27 revela o equilíbrio entre os dois rivais, que se bateram até ao último minuto pela vitória. E é essa a maior característica dos clássicos entre Benfica e FC Porto, só a vitória interessa a ambas equipas.

Já no hóquei em patins, o FC Porto também levou a melhor sobre o Benfica no primeiro clássico do ano de 2013,  ao vencer os encarnados na Luz por 6-4, destronando as águias da liderança do campeonato nacional.

Este domingo, os velhos rivais voltam a encontrar-se na Luz para mais um clássico do futebol português. Os encarnados venceram o último clássico na época passada (3-2 para a Taça da Liga) e estão obrigados a conquistar os três pontos aos dragões, que nos últimos anos têm conseguido bons resultados no reduto dos rivais.