A Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidiu arquivar o processo de inquérito instaurado ao árbitro Pedro Proença, no seguimento das declarações que fez em relação aos observadores.
Em causa estava uma entrevista do árbitro lisboeta ao jornal A Bola, a qual, segundo a CII, poderia indiciar «um comportamento indevido por parte dos observadores dos árbitros, eventualmente comprometidos com alguns grupos de interesses».
Pedro Proença, que no último ano dirigiu as finais da Liga dos Campeões e do Euro2012, foi, no entanto, ouvido pela CII na última quarta-feira e esclareceu as suas declarações, acabando por o processo ser arquivado.
Segundo a CII, o árbitro esclareceu que as declarações foram uma «crítica construtiva ao modelo de avaliação e funcionamento dos observadores em Portugal» e que em «nenhum momento quis colocar em causa a competência e idoneidade dos observadores».
No seu depoimento o árbitro referiu ainda que não quis nunca insinuar que os observadores seriam condicionados/influenciados na sua atuação por terceiros (clubes ou outros) e que não tem «qualquer conhecimento de que essa situação exista».