O Sporting foi hoje condenado a indemnizar o Benfica em 359.338 euros pelos prejuízos provocados no Estádio da Luz por ocasião do dérbi de 2011/12, informou hoje o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O dérbi, que terminou com a vitória do Benfica por 1-0, foi marcado por vários incidentes, nomeadamente o incêndio de várias cadeiras da zona do estádio destinada aos adeptos do Sporting, protegida por uma “caixa de segurança”.
Na ocasião foram efetuadas várias vistorias ao recinto dos “encarnados”, num processo em que o Sporting chegou também a apresentar uma queixa relativamente às condições da “caixa de segurança”, estreada nesse encontro.
Recentemente a Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga arquivou o processo de inquérito, referindo a «ausência de responsabilidade do Benfica pelos factos ocorridos no jogo de 26 de novembro de 2011, no Estádio da Luz», como tinha sido fundamentado pelo CD.
Mais de um ano depois dos incidentes, o CD da FPF decidiu obrigar o Sporting a indemnizar o Benfica em cerca de 360.000 euros, ao abrigo do artigo 152.º, uma decisão ainda passível de recurso para o Conselho de Justiça.
Na mesma nota, o órgão informa que multou ainda os “leões” em 2.250 euros por «comportamento incorreto do público», valor ao qual são abatidos 1.800 euros, valor com que o Sporting tinha sido punido em 29 de novembro de 2011.
No mesmo comunicado, o CD anuncia uma pena de dois meses de suspensão e uma multa de 2.000 euros para o ex-diretor de comunicação do Benfica, João Gabriel, por declarações deste ao jornal A Bola, consideradas “ofensivas da honra e consideração dos árbitros Pedro Proença e Olegário Benquerença”.