O futebolista internacional português Makukula, de 31 anos, foi hoje oficialmente apresentado como único reforço do Vitória de Setúbal no mês de janeiro e terá a responsabilidade de substituir o camaronês Meyong, transferido para Angola.

O antigo avançado do Benfica, que foi para a Turquia em 2009 e que este ano representava o Karsiyaka, assinou contrato com o clube da I Liga portuguesa por um ano e meio.

«Quero agradecer pessoalmente ao presidente do Vitória de Setúbal. Na altura contratou o meu pai e o meu pai foi muito bem tratado em Setúbal. E eu, sendo um bebé, fiquei a ser também do Vitória de Setúbal. Sinto-me em casa», disse Makukula, lembrando que foi em Setúbal que começou a jogar futebol.

Makukula agradeceu também a presença de dezenas de sócios na apresentação e prometeu ser «sério, lutador e trabalhador», convicto de que será capaz de lhes retribuir o gesto com os golos que promete marcar ao serviço do clube do Bonfim.

Antes, o presidente do Vitória de Setúbal, Fernando Oliveira, também lembrou que já tinha contratado o pai do novo reforço sadino e afirmou que «o bom filho à casa torna», exibindo uma fotografia que disse ter-lhe sido oferecida pela mãe do jogador ainda antes de saber que ele vinha jogar no Vitória de Setúbal.

«Quando tive conhecimento de que o Makukula ia fazer a rescisão - ainda não estava concluída - aguçou-me o apetite a sua contratação por todas as razões. Primeiro pela afinidade que sentia com o pai. Depois porque o Makukula é um jogador português, é um jogador de seleção e, nos confins onde estava, dificilmente o selecionador poderia olhar para ele», disse.

O presidente do Vitória de Setúbal mostrou-se convicto de que Makukula será capaz de substituir o camaronês Meyong, que vai representar um clube angolano.

«Sai um jogador grande para entrar um grande jogador. Não poderia contratar um jogador que não tivesses as mesmas características, com o mesmo valor», frisou o dirigente, assegurando que «as contratações terminaram», porque «o Vitória de Setúbal não tem capacidade para ir mais além».

«O que fizemos foi inscrever três juniores, incluindo o nosso melhor avançado e se calhar o melhor do campeonato de juniores, o Horta», disse Fernando Oliveira.