Pedro Proença não foi nomeado para o jogo da 14.ª jornada entre Benfica e FC Porto porque solicitou um pedido de dispensa «por motivos profissionais» ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

O árbitro internacional português garantiu, no entanto, que nunca se recusaria a apitar um jogo como um clássico e que justificou o pedido de dispensa para o período entre 12 e 19 janeiro «por motivos profissionais» que o obrigaram «a ausentar do país».

Na sequência das declarações de Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem, que garantiu que o árbitro internacional português não poderia apitar o Benfica-FC Porto porque estaria de férias fora do país, Pedro Proença garantiu, em entrevista ao DN, que não esteve de férias, contrariando as declarações de Pereira à FPF.

«É bom que se acabe com esse mito de que o Pedro Proença está de férias. Eu estou de facto fora de Portugal, mas por motivos profissionais. E, aliás, se o Conselho de Arbitragem tivesse apostado em mim, eu teria apitado o Benfica-FC Porto», garantiu Pedro Proença.