O Benfica é a equipa com maior número de jogadores extracomunitários no seu plantel, entre as principais ligas europeias de futebol, encabeçando um lote de seis emblemas lusos no "top-10".

Os números, que constam no Estudo Demográfico elaborado pelo "Observatório do Futebol" (CIES Football Observatory), a que a Agência Lusa teve acesso, fazem emergir os "encarnados" entre as formações das 31 primeiras divisões europeias.

Segundo os números, relativos a outubro de 2012, o Benfica conta com 15 atletas extracomunitários - lidera o "ranking" juntamente com os italianos do Inter de Milão - o que corresponde a 76 por cento do plantel benfiquista.

De resto, no "top10" desta vertente, apenas os "nerazzurri", os ucranianos do Metalist (13 extracomunitários), o Catania (13) e os belgas do Anderlecht (12) impedem o pleno de equipas lusas, em que constam FC Porto (14), Gil Vicente (14), Académica (13), Sporting de Braga (13) e Marítimo (12).

Contudo, alargando a pesquisa ao "top20", é possível integrar mais seis conjuntos da I Liga, que elevam para 12 o número total de portugueses neste extremo superior do "ranking": Nacional (12 extracomunitários), Vitória de Guimarães (12), Moreirense (11), Rio Ave (11), Sporting (10) e Estoril (10).

Dos 16 emblemas que disputam a principal competição do futebol português somente Paços de Ferreira, Beira-Mar, Olhanense e Vitória de Setúbal escapam a este "top20", ainda que os sadinos não surjam muito distantes, fazendo parte de um grupo de formações europeias com nove atletas extracomunitários.