O Benfica venceu, esta segunda-feira, o Moreirense por 0-2, em jogo de encerramento da 15.ª jornada da I Liga, disputado no Parque Desportivo Comendador Joaquim Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos. Salvio (48’) e Lima (70’) fizeram os golos da partida perante um Moreirense cada vez mais último, somando apenas oito pontos em 15 rondas.
Face ao último desafio dos encarnados, Jorge Jesus fez duas alterações na equipa inicial. O técnico do Benfica voltou a apostar em Maxi Pereira para o lado direito da defesa. No desafio na cidade dos Estudantes, onde o Benfica venceu por 0-4, garantindo a passagem às meias-finais da Taça de Portugal, o técnico dos encarnados tinha apostado no jovem André Almeida. No meio-campo, Gaitán ganhou a titularidade a Ola John.
O Moreirense, a jogar em casa, foi a primeira equipa a criar perigo, por intermédio do suspeito do costume, Ghilas. Na resposta ao lance do Moreirense, o avançado Lima testou os reflexos de Ricardo Andrade.
São conhecidas as fragilidades, nomeadamente defensivas, do Moreirense, mas perante o líder Benfica, a equipa de Casquilha esteve muito bem posicionada em campo e o clube da Luz sentiu dificuldades para conseguir criar lances de perigo. Jorge Chula e Ghilas foram os homens que mais dores de cabeça deram a Jorge Jesus, que não parava de gritar para dentro de campo para os seus jogadores.
O encontro continuou equilibrado durante a primeira parte e o Benfica, mesmo sendo a equipa mais atrevida, mostrou-se, por vezes, sem ideias ofensivas para desbloquear o sistema defensivo do Moreirense.
No final da primeira parte, Salvio podia ter mexido no marcador mas a bola foi ao poste da baliza de Ricardo Andrade, após boa jogada individual de Gaitán.
Ao intervalo, com 0-0 no marcador, as estatísticas mostravam um 41 por cento de posse de bola para o Moreirense e 59 para o emblema lisboeta, num estádio com pouco mais de quatro mil espectadores.
A etapa complementar começou da melhor forma para a equipa visitante, com Salvio a ser o homem a abrir o caminho da vitória encarnada. Aos 48 minutos, o médio argentino, numa arrancada espetacular e num remate bem colocado, fez o primeiro golo da partida. Após o golo, o francês Florent evitou, em cima da linha de golo, o segundo de Salvio na partida.
Muito mais forte na segunda parte, o Benfica chegou ao segundo golo por intermédio de Lima, um dos melhores jogadores em campo a par de Salvio. Aos 70 minutos, após passe de Ola John (entrou para o lugar de Gaitán), o avançado brasileiro chutou a bola por cima do guarda-redes do Moreirense e fez o segundo do jogo.
Com mais três pontos conquistados, o Benfica fica agora à espera do resultado entre Vitória de Setúbal e FC Porto, encontro em atraso da 12.ª jornada, agendado para quarta-feira, para saber se termina a primeira volta na frente da tabela classificativa. Recorde-se que os encarnados têm três pontos de vantagem sobre os bicampeões nacionais.