O treinador do Vitória de Setúbal afirmou hoje que os jogadores sadinos têm de acreditar em si próprios para conseguir vencer o FC Porto, no jogo em atraso da 12.ª jornada, na quarta-feira, no Bonfim.

«Posso dizer que 50 por cento ou mais destes atletas, que nunca defrontaram o FC Porto, terão uma oportunidade de o fazer, mas têm de encarar essa oportunidade de uma forma positiva. Se o fizerem, como aconteceu com o Sporting, que vencemos, poderão ultrapassar aquelas barreiras psicológicas, ultrapassar o diferencial de qualidade, fazer um jogo positivo e, quem sabe, até vencer o jogo», disse na conferência de imprensa de lançamento da partida.

No entanto, alertou: «Se formos pelo lado negativo, a olhar para os trinta e tal anos em que não conseguimos vencer aqui o FC Porto, então vamos pensar que não somos capazes. Não quero pensar dessa forma».

Consciente das dificuldades com que a equipa do Vitória de Setúbal se irá deparar, José Mota advertiu que é necessário «errar o menos possível» e, eventualmente, tirar partido da ausência do médio portista Fernando, que considerou o melhor número 6 a jogar em Portugal.

«Realmente o Fernando, do meu ponto de vista, é o melhor número seis a atuar em Portugal. E é sempre uma baixa importante, mas, como sabem, o FC Porto tem muitos jogadores de qualidade», disse José Mota, reafirmando a necessidade de a equipa sadina mostrar grande humildade durante os 90 minutos, para conseguir tirar alguns dividendos.

O treinador do Vitória de Setúbal, que juntou o médio José Pedro aos jogadores que tinha convocado para a partida da última jornada com o Sporting de Braga, afirmou ainda que a equipa vai ter de retificar os erros cometidos em Braga (derrota por 4-1), convicto de que os seus pupilos valem mais do que mostraram no último jogo.

Por outro lado, José Mota garantiu que procura ver sempre as coisas pelo lado positivo e que essa atitude já lhe permitiu ganhar algumas vezes aos "dragões".

«Tenho 48 anos, não sou um treinador velho, mas já ganhei várias vezes ao FC Porto. E já ganhei ao FC Porto campeão europeu. Tenho sempre este sentimento de que conseguimos, sou um otimista por natureza», disse.

O Vitória de Setúbal ocupa o 13.º lugar da tabela classificativa com 14 pontos, enquanto que o FC Porto é segundo, com 36 pontos, a três do líder, o Benfica, mas com a possibilidade de voltar à liderança do campeonato caso consiga os três pontos frente à equipa sadina.

O jogo Vitória de Setúbal-FC Porto, com arbitragem de Pedro Proença, está marcado para as 20:15 de quarta-feira, no estádio do Bonfim, em Setúbal.

Lista de 19 convocados:

- Guarda-redes: Kieszek e Caleb.
- Defesas: Amoreirinha, Jorge Luiz, Nélson Pedroso, Miguel Lourenço e Pedro Queirós.
- Médios: Ney, José Pedro, Bruno Amaro, Paulo Tavares, Bruno Turco e Bruno Gallo. 
- Avançados: Meyong, Jorginho, Miguel Pedro, Cristiano, Pedro Santos e Bruninho.