O Paços de Ferreira foi a equipa que mais progrediu na I Liga de futebol em relação a 2011/2012, ao ostentar mais 16 pontos, enquanto o Sporting destaca-se no polo oposto, com menos 10 pontos somados.

Completada a primeira volta, a formação da Mata Real soma 25 pontos e escassas duas derrotas, com os dois primeiros da classificação (Benfica e FC Porto), seguindo no quarto posto, quando há um ano seguia na 16.ª e última posição.

Os comandados de Paulo Fonseca contam mais quatro triunfos e outros tantos empates e menos oito desaires, isto com um saldo positivo de cinco golos (17-12), bem diferente dos 18 negativos da época transata (14-32).

Em matéria de subidas, apenas mais dois clubes somam mais pontos, o Rio Ave e o FC Porto, sendo que os vila-condenses são os únicos, além do Paços de Ferreira, que também treparam na tabela, do 13.º para o europeu quinto posto.

Em contraste, muitos são os que desceram, com destaque para o Sporting, que contabiliza menos uma dezena de pontos, sendo que a situação só não é pior porque, sob o comando de Jesualdo Ferreira, o quarto treinador, ganhou os dois últimos jogos.

Os “leões” contam, ainda assim, menos metade dos triunfos (quatro contra oito), “compensados” com mais dois empates (seis contra quatro) e outros tantos desaires (cinco contra três), isto com uma “perda” de 15 golos (14-16 contra 27-14).

O Marítimo, com menos oito pontos, é a segunda equipa com maior queda pontual, enquanto o Olhanense protagonizou o grande tombo na tabela, do oitavo para o 14.º lugar.

Em relação a 2011/2012, o Vitória de Guimarães é a única equipa que mantém os pontos (20) e a classificação (sexto lugar), com a diferença de que, há um ano, tinha cinco golos “positivos” (21-16) e agora tem outros tantos “negativos” (17-22).

Em matéria de golos, destaque para o facto de o Benfica continuar a ser o ataque mais concretizador, com mais um tento do que a época transata (39 contra 38), e o FC Porto a ostentar a defesa menos batida, com os mesmos oito golos consentidos.

- Diferenças para 2011/2012:

- Pontos:

Paços de Ferreira        +16

Rio Ave                   +7

FC Porto                  +2

Benfica                    0

Vitória de Guimarães            0

Vitória de Setúbal         0

Gil Vicente                    -1

Nacional                  -1

Sporting de Braga         -2

Académica                 -2

Beira-Mar                 -2

Olhanense                 -3

Marítimo                  -8

Sporting                 -10

- Lugares:

Paços de Ferreira        +12

Rio Ave                   +8

Benfica                    0

FC Porto                   0

Sporting de Braga          0

Vitória de Guimarães            0

Gil Vicente                    -1

Nacional                  -1

Vitória de Setúbal        -1

Académica                 -3

Sporting                  -4

Marítimo                  -4

Beira-Mar                 -4

Olhanense                 -6