O treinador do Nacional espera que o percurso ascendente da sua equipa de futebol se mantenha, quando defrontar domingo o Vitória de Setúbal, mas solicitou aos árbitros «muito empenho em prol da verdade desportiva, acima de tudo».

Na antevisão do encontro da 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, Manuel Machado direcionou as suas palavras para a arbitragem, em virtude de considerar que a sua equipa foi muito lesada na última jornada, em Coimbra, quando defrontou a Académica (derrota por 2-1).

«Já perdemos pontos de forma justificada, já houve falta de felicidade, mas estamos perante o início da segunda volta e há particularidades que merecem alguma atenção. Há cerca de 10 equipas separadas por muito poucos pontos e antevê-se muita luta, quer pelo acesso à Europa, como também para assegurar a tranquilidade», afirmou, em conferência de imprensa.

O treinador dos "alvinegros" afirma ser hábito seu não falar do trabalho dos árbitros, mas, face ao sucedido na partida da 15.ª jornada, torna-se inevitável fazê-lo.

«Em 15 jogos, desde que cheguei ao Nacional, já perdi mais do que ganhei, mas não fiz referência às arbitragens. Mas, o que aconteceu no jogo da última jornada, em Coimbra, foi muito desagradável e não indicia nada de bom para o que está pela frente», observou.

Machado apelou a um «critério apertado» dos árbitros: «Temos árbitros competentes, com capacidade técnica e caráter. É importante que essas qualidades estejam presentes até ao final do campeonato, para que a verdade desportiva esteja acima de tudo».

O treinador da equipa da Choupana elogiou a arbitragem portuguesa, considerando-o «um setor de referência pela qualidade, competência, nível técnico e evolução».

«O nível é muito bom. Haverá erros em muitos momentos. Isso é aceitável, mas nota-se neste momento alguma agitação. Será muito importante que quem dirige e quem vai para o campo tenha consciência de tudo isso», apelou.

Relativamente à sua equipa, considerou que vem «de três boas exibições, mas só numa delas extraiu pontos, frente ao Sporting de Braga, com um desempenho muito bom».

No que diz respeito ao número de ausências, afirmou ser uma situação normal, que afeta várias equipas.

«Tenho vários jogadores impedidos, o meu colega do Setúbal terá problemas semelhantes e cada um joga com aquilo que tem. Só tenho 18 jogadores disponíveis e é com eles que iremos discutir os pontos em disputa», concluiu.

O Nacional, 12.º classificado, com 15 pontos, defronta no domingo (16:00) o Vitória de Setúbal, 15.º colocado, com 14, em jogo relativo à 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que será arbitrado por Nuno Almeida (Algarve).