O Sporting empatou 1-1 com o Vitória de Guimarães em jogo a contar para a 16.ª jornada do campeonato nacional. Os minhotos abriram o marcador e saíram de Alvalade com razões de queixa do árbitro Carlos Xistra.

Na estreia de Joãozinho a titular na equipa de Alvalade, o Sporting entrou melhor no jogo frente a um Vitória de Guimarães com um registo de vitórias fora de casa positivo. Com algumas baixas no plantel, Jesualdo Ferreira foi obrigado a fazer algumas alterações nomeadamente a inclusão de Xandão no centro da defesa devido à lesão de Marcos Rojo.

No dia do 24.º aniversário de Ricky van Wolfswinkel, o Sporting apresentou uma linha ofensiva constituída por Capel, Carrilo e Labyad. Apesar de bem acompanhado no ataque, não foi o avançado holandês a criar a primeira situação de perigo em Alvalade e sim o compatriota Boulahrouz. Aos 5’ minutos, Boulahrouz cabeceou ao segundo poste para o fundo das redes, na sequência de um canto da direita, e chegou a gritar-se golo em Alvalade, mas o árbitro Carlos Xistra invalidou a jogada por posição irregular do central holandês.

Com o Vitória de Guimarães a ceder o meio-campo ao adversário coube ao Sporting explorar os flancos e criar muito perigo com Joãozinho em destaque na primeira parte. Apesar do domínio do Sporting, os centrais minhotos apresentaram-se sempre muito bem posicionados, não permitindo grandes movimentações na pequena área de Douglas aos avançados leoninos. Os cruzamentos tensos dos jogadores do Sporting raramente criaram perigo na área do adversário com excepção ao remate ao ferro de Carrillo, aos 19’ minutos. O extremo peruano deixou Freire para trás com uma arrancada impressionante, e remata fortíssimo com a bola a embater com estrondo no "ferro".

Ao intervalo, o jogo marcava um nulo no marcador, depois de uma primeira parte em que o Sporting dominou o adversário. Apesar das escassas ocasiões de golo, o Vitória de Guimarães terminou o primeiro tempo com uma excelente ocasião para inaugurar o marcador. Aos 44’ minutos, Ricardo surge isolado na área do Sporting e remata cruzado, obrigando Rui Patrício a uma defesa apertada.

A segunda parte começou com o Vitória de Guimarães a tentar dar seguimento ao bom momento com que terminou o primeiro tempo. Os minhotos conseguiram dominar os instantes iniciais e fizeram o 1-0 aos 52’ minutos com um auto-golo de Xandão. O central leonino tentou desviar um cruzamento na esquerda e acabou por introduzir a bola na própria baliza.

Os adeptos do Sporting ficaram silenciosos com a desvantagem mas não os jogadores leoninos que em menos de três minutos voltaram a igualar o marcador por intermédio de um grande golo de Wolfswinkel. O avançado holandês celebrou da melhor forma o seu 24.º aniversário com um soberbo toque de calcanhar, a dar o melhor seguimento a um cruzamento de Miguel Lopes.
Com o empate restabelecido no marcador, as equipas não abrandaram o ritmo e a bola foi praticamente disputado em todo o campo. Jesualdo Ferreira lançou então Viola aos 65’ minutos para refrescar a equipa e o caudal ofensivo dos leões manteve-se a correr para a baliza de Douglas mas sem grande objetividade.

O jogo acabou por quebrar nos últimos instantes com as equipas a darem muito espaço ao adversário. Wolfswinkel esteve perto de marcar o golo da vitória nos instantes finais mas o empate acabou por prevalecer em Alvalade. O Guimarães ainda de queixou de uma grande penalidade por assinalar mas Carlos Xistra nada assinalou.

Com este resultado, o Sporting soma agora 19 pontos no campeonato enquanto o Vitória de Guimarães manteve o sexto lugar com 21 pontos.