Os Dragões golearam, esta segunda-feira, o Gil Vicente por 5-0, em jogo de encerramento da 16.ª jornada da I Liga. Danilo (4’), Vítor Vinha (11’ auto-golo), Defour (54’), Varela (75’) e Jackson Martínez (90') construíram a vitória portista.
Após a vitória por 0-3 da passada quarta-feira em Setúbal, em jogo de atraso da 12.ª jornada, o FC Porto voltou a sua casa para tentar obter mais três pontos no campeonato nacional e colar-se ao Benfica no topo da tabela.
O adversário desta noite foi um Gil Vicente que também precisava de pontuar para fugir aos lugares de perigo no fundo da tabela. A equipa comandada por Paulo Alves ocupa a 12.ª posição com 15 pontos.
Face ao último encontro, Vítor Pereira fez apenas uma alteração no onze portista, colocando Fernando desde o início. Recorde-se que o médio brasileiro tinha cumprido um jogo de castigo por acumulação de cartões amarelos. Desta forma, Defour voltou para o lugar de extremo, ao lado de Varela e Jackson.
Liedson, reforço de inverno dos Dragões, chegou a ser convocado para o jogo no Dragão mas o "Levezinho", por ainda não ter a sua situação regularizada, nem constou na ficha de jogo. O médio russo Izmaylov começou o encontro no banco de suplentes.
Como tem sido habitual, ao ouvir o apito inicial, o FC Porto partiu para “cima” do adversário e o primeiro golo não tardou em surgir. Logo aos 4 minutos, Danilo trabalhou bem pelo lado direito e rematou rasteiro para inaugurar o marcador no Dragão.
Minutos depois, aos 11’, surgiu o segundo golo portista, aqui com alguma sorte para a equipa de Vítor Pereira. Após um pontapé de canto, Otamendi ganhou ao primeiro poste, e depois de um bom trabalho na área, rematou forte em direção à baliza de Adriano Facchini, com a bola a desviar involuntariamente em Vítor Vinha, fazendo auto-golo.
Os minutos restantes da primeira parte foram dominados pelos azuis e brancos. O Gil Vicente, muito frágil, com um meio-campo angustiante, não tinha resposta perante a avalanche ofensiva dos Dragões. Contudo, destaque positivo para Cláudio, o melhor jogador da formação de Barcelos, mas que acabaria expulso aos 64’ por acumulação de cartões amarelos.
Na etapa complementar, e depois de algumas oportunidades falhadas durante o primeiro tempo, o FC Porto alargou a vantagem aos 54 minutos, com um excelente remate de Defour, fazendo o terceiro para os azuis e brancos. O tento do médio belga valeu a subida à primeira posição do campeonato nacional, ultrapassando o rival Benfica na secção da diferença entre golos marcados e sofridos.
Perante um cenário muito confortável para os portistas, Vítor Pereira decidiu tirar do campo um dos jogadores mais influentes da partida, Steven Defour, e colocar o médio russo Marat Izmaylov, isto aos 64 minutos da partida.
Já com o Gil Vicente completamente desorientado na partida, Silvestre Varela fez o quarto golo, aos 75 minutos, confirmando a goleada azul e branca. A faltarem poucos minutos para o fim do desafio, Jackson Martínez completou a mão cheia de golos.
Com este triunfo, o FC Porto e Benfica continuam empatados pontualmente (42) mas com os Dragões a terem vantagem no confronto da diferença entre golos marcados e sofridos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.