Com apenas 22 anos, o avançado português chega ao Estádio da Luz com o objetivo de provar o talento que lhe valeu ir para o Arsenal de Londres com apenas 16 anos. Desde 2010 que estava no Espanhol de Barcelona, mas as coisas não estavam a correr bem, principalmente esta época.

José Fonte: «Fiz força para que o meu irmão aceitasse o convite»

O irmão José Fonte, jogador que atua no Southampton e já passou pelo Benfica, explicou ao SAPO Desporto porquê.

«As coisas não lhe estavam a correr bem. Não lhe foi dada a oportunidade de jogar na posição dele: número 9. Sempre foi utilizado a extremo esquerdo ou direito, posições em que não se sente confortável», começou por dizer.

O defesa central foi um dos primeiros a aconselhar o irmão a rumar ao Benfica.

«Quando surgiu a oportunidade fui dos primeiros a dizer para ele ir. É difícil para um jovem estar fora do país, sem apoio da família, a viver sozinho. Quando surgiu esta oportunidade de ir para Portugal, para um grande clube como é o Benfica, com a família ao lado, com todas as condições para fazer um bom trabalho, fiz força para que ele aceitasse. Acima de tudo é um grande clube e uma grande oportunidade para ele», acrescentou.

No Benfica, Rui Fonte encontrará uma grande concorrência no ataque no plantel principal, pelo que o seu destino deverá ser, numa primeira fase, a equipa B.

«Ele vai ter grandes dificuldades. O Benfica tem avançados com muita qualidade: Lima, Cardozo, Rodrigo e o próprio Kardec. Mas ele não pode e não tem medo de ir à luta», disse de forma consciente o defesa.

Para o jogador do Southampton, Rui Fonte «tem de acreditar na sua qualidade, trabalhar muito e provar que pode jogar. Mesmo que vá ganhar ritmo na equipa B, tem é de jogar».

O seu irmão confessou ainda que Jorge Jesus foi um dos motivos que levou o jovem avançado a optar pelo Benfica, uma vez que o técnico é conhecido pelo trabalho que desenvolve com os jovens, tirando deles o seu melhor.

A experiência na Premier League

A jogar na Premier League, José Fonte tem sido um esteio na defesa do Southampton, clube que representa há quatro temporadas.

Uma lesão contraída em janeiro tem-no afastado dos últimos jogos. Porém, desde o início da temporada que é titular absoluto da sua equipa, e espera voltar a assumir o papel de patrão da defesa, dentro de duas semanas, tempo que se prevê para que recupere de lesão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.