Não há duas sem três. Depois de vencer em Alvalade na 1ª volta e em Vila do Conde para a Taça da Liga, o Rio Ave voltou a bater o Sporting, desta feita por 2-1. Jesualdo Ferreira acabou por sofrer a primeira derrota enquanto treinador do Sporting, num jogo perdido “às três tabelas”.

Os leões – com o jovem Pedro Mendes no onze - até entraram bem no desafio desta 17ª jornada e colocaram-se em vantagem logo aos 7 minutos, com um golo de Jeffrén. O antigo jogador do Barcelona esquivou-se à marcação da defensiva vila-condense e desviou da melhor maneira um cruzamento de Diego Capel. Melhor era impossível para a equipa de Alvalade, depois de um empate na última jornada, diante do V. Guimarães.

Contudo, o Rio Ave não se desestabilizou. A equipa de Nuno Espírito Santo manteve a sua estratégia de jogo e rapidamente criou perigo junto da baliza de Rui Patrício. Aos 16’, os vila-condenses reclamaram mesmo uma grande penalidade por alegada mão de Joãozinho, mas o árbitro João Capela nada assinalou. Logo de seguida, Rodriguez obriga o guardião leonino a uma grande defesa.

Os leões não quiseram entregar o domínio aos anfitriões e aos 23’ foi a vez de Oblak negar o golo ao Sporting. Jeffrén voltou a surgir na ‘cara’ do guarda-redes, mas este conseguiu evitar o segundo tento do jogo.

Numa toada dividida e disputada com grande qualidade, o Rio Ave acabou por ser feliz em cima do intervalo. Tarantini foge pelo flanco direito e tenta cruzar para a área, mas a bola é desviada em Joãozinho e engana Rui Patrício. Um golo providencial para o Rio Ave e que deixou o leão atordoado e sem capacidade de resposta.

No segundo tempo, a qualidade decresceu. O Sporting não se mostrou ao mesmo nível e o Rio Ave, sem precisar de brilhar, aproveitou essa letargia do adversário. Depois da emotividade dos primeiros 45 minutos, a monotonia só seria quebrada aos 72’, com o segundo golo dos vila-condenses.

Ukra ganha posição à entrada da área leonina e remata rasteiro, tendo a bola voltado a sofrer um novo desvio, desta feita em Pedro Mendes. Mais um golo “às três tabelas” para o Rio Ave e os leões voltavam a uma posição difícil.

Jesualdo Ferreira ainda lançou André Martins, Dier (por lesão de Miguel Lopes) e Viola, mas o desfecho do jogo não se alterou, muito por culpa da competência do Rio Ave e da falta de soluções que os leões revelaram quando se viram em desvantagem.

O Sporting perdeu uma oportunidade soberana de somar pontos contra um rival pela Europa, que agora soma já mais seis pontos.