O FC Porto e o Benfica estão apenas acompanhados dos modestos Anorthosis (Chipre) e Skënderbeu Korçë (Albânia) no “clube” das formações invictas nos respetivos campeonatos europeus de futebol, após as jornadas do fim de semana.

Na 20.ª ronda do campeonato grego, o Olympiacos reduziu o quinteto a quarteto, ao perder na receção ao Atromitos (2-3), no terceiro encontro depois do despedimento do treinador português Leonardo Jardim, que saiu líder e sem qualquer derrota.

Antes, tinha “caído” o último invicto dos grandes campeonatos, o FC Barcelona, que também à 20.ª ronda, da Liga espanhola, perdeu por 3-2 no reduto da Real Sociedad, depois de ter estado a vencer por 2-0, num embate realizado a 19 de janeiro.

Entre os quatro invictos, o “líder” é o Anorthosis, que já vai com 20 jornadas de invencibilidade: soma 17 vitórias e três empates, com 47 golos marcados e 12 sofridos. Ainda assim, só tem mais seis pontos do que o segundo, o APOEL.

Por seu lado, o Skënderbeu Korçë é o último da lista, uma vez que o campeonato albanês está parado há muito, desde 2 de dezembro de 2012, só retomando no próximo fim de semana, com a realização da 14.ª jornada.

O conjunto de Korçë contabiliza 10 triunfos e três “nulos”, com 24 golos marcados, apenas cinco sofridos e já mais 10 pontos do que o Teuta Durrës, segundo classificado.

No campeonato português, e após 17 jornadas, são ainda duas equipas as que não perderam: FC Porto e Benfica somam ambos 14 vitórias e três empates, com os bicampeões a liderar a prova devido à diferença de golos (44-8 contra 44-12).

Além do empate no confronto direto (2-2 na Luz), os “azuis e brancos” só cederam pontos em Barcelos, com o Gil Vicente (0-0), e em Vila do Conde, face ao Rio Ave (2-2), enquanto os “encarnados” empataram a dois na receção ao Sporting de Braga e em Coimbra, perante a Académica.