O antigo presidente do Sporting Sousa Cintra admitiu hoje que as eleições antecipadas para os órgãos sociais dos “leões”, agendadas para 23 de março após a renúncia dos atuais dirigentes, poderão clarificar o clube.

«A situação que se vivia, de conflito permanente, estava a arrastar-se de mais e não era benéfica para o clube. Acho que esta solução, de eleições, pode clarificar o Sporting, podem aparecer candidatos, os sócios vão poder pronunciar-se e acaba-se com esta confusão. Começamos uma vida nova», afirmou Sousa Cintra.

Em declarações à agência Lusa, o empresário algarvio recuperou a história do clube “verde e branco” para lamentar a situação que levou à renúncia dos órgãos sociais do clube, incluindo o Conselho Diretivo, presidido por Luiz Godinho Lopes.

«O Sporting tem uma história demasiado bonita e era demasiado penoso assistir ao que se estava a passar, não só os resultados, mas também os comportamentos, coisas que não são dignas de um clube como o Sporting, que é um clube muito grande, com um historial fantástico e uma história bonita do desporto português», recordou.

Assumindo desconhecer se Godinho Lopes se recandidatará, Sousa Cintra, apelando à união dos sportinguistas num «momento difícil», ambiciona que a próxima direção seja «credível, com capacidade para gerir os destinos do Sporting e o faça voltar às vitórias, que é isso que o clube precisa».

«A parte financeira é sempre muito importante e gerir o Sporting é como gerir uma grande empresa, mas mais complexa porque tem milhares de adeptos e de sócios a dar opiniões. O importante é que quem vier tenha credibilidade, dinheiro, crédito e a confiança da massa associativa e da banca», frisou Cintra, acrescentando que «o Sporting precisa de gente séria, capaz e honesta e que seja capaz de dar alegrias à sua massa associativa, que bem merece e tem sofrido imenso nos últimos tempos».

O antigo presidente dos “leões” salientou que «são sempre» os resultados do futebol profissional que «ditam o sucesso dos treinadores e das direções», reconhecendo que «este ano tem sido um desastre completo».

«As coisas têm corrido tão mal! É mau demais para ser verdade o que tem acontecido no Sporting nos últimos tempos, eu tenho sofrido como têm sofrido os sportinguistas todos. Para mim, a melhor massa associativa do Mundo é a do Sporting e tem assistido só a coisas negativas. Venha quem vier ou fique quem ficar terá sempre aqui um adepto e um sócio que fará tudo o que me for possível para engrandecer o Sporting», sublinhou.

Sousa Cintra lamentou ainda o desaproveitamento dos jogadores provenientes da «muito importante» formação leonina, de «onde saíram craques como Cristiano Ronaldo, Luís Figo e Paulo Futre».

«O Sporting não tem sabido aproveitar esses valores e acho que é de olhar para estes valores que tem desperdiçado, uns empresta, outros deixa sair sem dar oportunidades, e depois vai comprar jogadores que não têm a qualidade que tem em casa. Também tem havido falta de sorte nas contratações e depois os resultados têm sido esta coisa terrível», referiu.

A decisão da demissão foi tomada hoje numa reunião em que estiveram os presidentes do Conselho Diretivo, Luiz Godinho Lopes, do Conselho Fiscal e Disciplinar, João Mello Franco, e da Mesa da Assembleia Geral, Eduardo Barroso, que tinha marcado para 9 de fevereiro uma reunião magna com o objetivo de destituir a direção.