Todos os anos há uma formação que surpreende pela sua prestação no campeonato português e depressa é rotulada de “equipa surpresa”.

Porém, ao fim de 17 jogos no campeonato, e com apenas desaires frente a Benfica e FC Porto, o Paços Ferreira de Paulo Fonseca dispensa em parte o efeito surpresa para juntar a palavra confirmação.

O treinador Paulo Sérgio conhece bem este clube onde esteve durante duas temporadas e, em entrevista ao SAPO Desporto, desvenda um pouco aquilo que faz da formação da capital do móvel um exemplo e um modelo a seguir.

«O segredo é a estabilidade que o clube oferece a quem lá trabalha. É de facto uma organização que não falha. Os anos sucedem-se mas o rigor mantém-se e esse é o segredo das temporadas que o Paços tem realizado», analisa.

Mas nada que se compare ao que está a ser feito esta época com um terceiro lugar inesquecível, o qual Paulo Sérgio aplaude com satisfação. 

«Esta é de facto uma temporada surpreendente. A melhor de todos os tempos. Ao fim de 17 jornadas, o terceiro lugar é sinal de uma prova fantástica, imaculada. Tem mais valor ainda porque o investimento não é tão elevado como noutros clubes. Grande mérito para os jogadores que estão a representar o Paços, com o complemento do excelente trabalho que o Paulo está a desenvolver», afirma.

O técnico não poupa nos elogios ao seu homólogo Paulo Fonseca, a quem perspetiva um futuro brilhante.

«Tenho uma opinião ótima. É uma pessoa fantástica e um grande homem. Está a provar o grande valor e a competência que tem como treinador. Mais um grande treinador português que está aí e que vai fazer uma carreira fabulosa», prevê.

Roménia: um novo campeonato, um novo desafio

Paulo Sérgio acompanha à distância esta campanha dos castores, uma vez que está a viver uma nova etapa na sua carreira, agora na Roménia ao serviço do Cluj.

Quando chegou, o clube estava em décimo lugar no campeonato romeno. Até à pausa de inverno fez uma prova de contrarrelógio que resultou numa melhoria das exibições e dos resultados.

«Chegámos com o clube em décimo lugar e, até à pausa de inverno, conseguimos recuperar cinco posições. Estamos no quinto lugar a três pontos do segundo. Conseguimos quase qualificarmo-nos na Champions. Fomos a única equipa com 10 pontos que não conseguiu seguir em frente nesta competição».

Com o frio a pairar sobre a Roménia e o gelo a cobrir os campos de futebol, o Cluj decidiu rumar até Espanha para um estágio. Paulo Sérgio teve um mês para manter a sua equipa em forma e motivada para poder atacar a Liga Europa, onde terá pela frente o poderoso Inter de Milão.

«Temos de reconhecer o favoritismo do adversário. É um adversário fortíssimo se compararmos com os dois clubes, mas em futebol tudo é possível. É sabido que em dois jogos isso torna as coisas mais difíceis. Fizemos um excelente resultado em Old Trafford para a Liga dos Campeões e isso dá-nos confiança e moral para jogar agora no dia 14 em Milão», rematou.