Carlos Severino, candidato do movimento SOS Salvar o Sporting às eleições do clube, deixou bem claro desde o início que um dos seus pontos-chave será implementar o modelo Barcelona na Academia Leonina e os contactos já começaram a ser feitos.

«Queremos implementar uma parceria com o Barcelona, queremos aprender como eles fazem, apesar de termos fabricado mais valias, como o Ronaldo, o Nani e o Simão Sabrosa. Queremos essa parceria. Neste momento estamos em contacto com o Cruyff, já tenho um e-mail a dele a dizer que pretende falar comigo para saber qual é o nosso modelo, para perceber de que modo nos pode apoiar», contou ao SAPO Desporto o primeiro candidato ao ato eleitoral, para quem muitos dos problemas do clube passam por fazer melhor uso dos jogadores da formação.

Contando com o «apoio de muitos sócios, até no estrangeiro», o antigo jornalista, que foi assessor de imprensa de Dias da Cunha, lembra que nessa altura «o Sporting tinha dvida a 10 anos» e tem «a certeza que há muitas pessoas que querem investir no Sporting, mas não o querem fazer a fundo perdido».

«O que é que tem acontecido com os presidentes das SAD'S, endinheirados, empresários de sucesso? Chegam ao Sporting  sem perceber nada de futebol, rodeiam-se de pessoas que suspostamente percebem, mas que acabam por estar a trazer jogadores 'a torto e a direito' que custam milhões e esse milhões são suportados pela banca, que empresta através dos avais. No tempo em que estive no Sporting, tinha divida a 10 anos, agora não sei», explicou, relembrando que, caso vença, as contratações serão «cirúrgicas».

Quando a questão é a continuidade de Jesualdo Ferreira, que chegou ao Sporting em dezembro para ser manager do futebol, mas que acabou por substituir Franky Vercauteren como treinador, Carlos Severino deixa um 'repto'.

«Conheço-o há bastantes anos. Tem um perfil que se adequa àquilo que nós pensamos. Ele é professor da formação, esteve nas seleções jovens, coaduna-se com o que nós queremos. Há um problema: tem que se cingir a esse modelo, ao modelo da formação, com mais dois ou três jogadores que sejam de valor acrescentado à equipa principal. Se o professor Jesualdo Ferreira aceitar esse repto naturalmente que é o nosso treinador», explicou.

Carlos Severino diz que «a ideia é levar a candidatura» e já trabalhar na composição do restante elenco que se apresentará a 23 de março a votos nas eleições do Sporting.

Aos 59 anos, Carlos Severino parte numa nova aventura. Foi jornalista, foi o responsável pela comunicação do Sporting entre 1998 e 2006, na presidência de Dias da Cunha. Além disso, estudou e deu aulas na Johan Cruyff International University.