Os golos de Luís Leal e Carlitos deram hoje o triunfo ao Estoril-Praia diante do Vitória de Guimarães, por 2-0, em jogo da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, marcado por uma expulsão para cada lado.

Com este resultado o Estoril-Praia ultrapassa na tabela classificativa o Vitória de Guimarães, já que, à entrada para este encontro, os homens do "berço da nacionalidade" traziam dois pontos de vantagem sobre os pupilos do treinador Marco Silva, 21 contra 19.

As duas equipas vinham de derrotas na ronda anterior: Os comandados de Rui Vitória de uma goleada imposta pelo campeão nacional FC Porto (4-0) e os estorilistas de um tangencial 1-0 diante do Paços de Ferreira.

Embora convocados, o treinador do Estoril-Praia, Marco Silva, prescindiu dos serviços do Anderson Luís, que regressava de castigo, e do reforço de "inverno" Yohan Tavares, dando a oportunidade de Mano e João Pedro ganharem mais minutos de competição. Do lado dos vimaranenses destaque para El Adoua e Soudani, regressados da Taça das Nações Africanas, que se sentaram no banco.

O Vitória de Guimarães entrou com mais domínio de bola, mas uma falta de Alex, que derrubou Licá, aos cinco minutos, deixou a equipa vimaranense reduzida a 10 elementos, obrigando a equipa a baixar as linhas e fechar-se na defensiva.

Estratégia que fez com que o Estoril-Praia tivesse trabalhos redobrados para tentar chegar ao golo, mas um “tiro” de Luís Leal, aos 32 minutos, abriu o ativo, na sequência de um livre cobrado por Evandro, a castigar falta de Marco Matias sobre Gonçalo Santos.

No segundo tempo, o domínio do jogo continuou a pertencer aos comandados de Marco Silva, mas quem brilhou primeiro foi o guarda-redes vimaranense Douglas, depois de um remate acrobático de Luís Leal, aos 62 minutos.

E foi precisamente com uma acrobacia que Carlitos festejou o segundo golo dos estorilistas, aos 66 minutos, após um remate de cabeça na sequência de um canto cobrado pelo recém-entrado Carlos Eduardo.

Na resposta, Paulo Oliveira chegou ligeiramente atrasado e perdeu a oportunidade de fazer o tento de honra dos vimaranenses, depois de um livre cobrado por Crivellaro.

Aos 83 minutos, Steve Vitória viu o cartão vermelho ser exibido pelo árbitro Artur Soares Dias, numa falta idêntica à que ditou a saída de Alex, no primeiro tempo, deixando o encontro a ser disputado entre 10 elementos para cada lado, mas até ao final o marcador não sofreu qualquer alteração.