O treinador do Nacional disse hoje que espera encontrar um Benfica "de topo", no domingo, mas pretende contrariar esse favoritismo com uma equipa «mais consistente», no jogo da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro, Manuel Machado manifestou o desejo de repetir o triunfo de 2010, quando conseguiu vencer (2-1) o Benfica no Estádio da Madeira.

«Não seria inteligente não reconhecer a qualidade do Benfica, que praticamente só tem um ‘rival’, com quem tem estado a ombrear. Tem uma dinâmica de jogo muito bem assimilada, porque tem mantido a equipa técnica, pelo que a filosofia na equipa está mais do que implementada», reconheceu Manuel Machado.

O técnico admitiu que não é fácil levantar a moral de uma equipa que vem de uma derrota (2-1) caseira frente ao último classificado, Moreirense, mas revelou estar confiante num bom resultado na Choupana.

«O jogo com o Moreirense também era teoricamente fácil, uma vez que vínhamos numa boa série, mas o futebol é assim mesmo. Tivemos um resultado que não traduziu a produção da equipa e trabalhar em cima de derrotas (o Nacional somou duas vitórias e duas derrotas nos últimos quatro jogos) nunca é fácil, mas calendário é calendário, é para cumprir», observou.

Manuel Machado reconheceu que, após o desaire caseiro, é «óbvio que o Benfica não seria o adversário preferido», salientando que os embates com os “grandes” podem ser «bons momentos para corrigir» o que não foi feito anteriormente.

O Nacional tem contestado as arbitragens dos últimos jogos, mas, instado a pronunciar-se sobre a nomeação de Pedro Proença, Machado disse acreditar no juiz que foi eleito o melhor do Mundo no ano passado.

«Da mesma forma que falo sobre o Benfica, também devo reconhecer a qualidade do árbitro Pedro Proença, que foi eleito o melhor do Mundo em 2012.

Pelo que tenho ouvido, uma vez que ainda não estava no Nacional, não esteve bem na última vez que dirigiu um jogo da equipa, mas qualquer agente do futebol pode ter um dia menos positivo, por isso só posso desejar que desta vez tenha um desempenho feliz», referiu.

O Nacional, 11.º classificado com 18 pontos, recebe o Benfica, que lidera o campeonato com os mesmos 45 pontos que o FC Porto, a partir das 18h00, num encontro que será arbitrado pelo lisboeta Pedro Proença.