O FC Porto empatou, este domingo, a um golo com o Olhanense, em jogo da 18.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio do Dragão. Tiago Targino (7’) marcou primeiro para os algarvios e Jackson Martínez (55’) foi o autor do golo portista.
Privado de Defour, que jogou como extremo até ficar lesionado, e James, ainda a recuperar de uma lesão, Vítor Pereira voltou a apostar no médio russo Izmaylov para o ataque dos Dragões, em casa, com o Olhanense. Izmaylov fez companhia a Jackson Martínez e Varela.
No meio-campo, Moutinho, Lucho e Fernando continuam a ser titulares indiscutíveis, à semelhança do que se passa na defesa, com o quarteto Mangala, Otamendi, Danilo e Alex Sandro.
Numa noite muito fria na cidade do Porto, o Estádio do Dragão congelou com o golo prematuro do emblema do Algarve. Na conferência de imprensa de antevisão a esta partida, Vítor Pereira referenciou a velocidade em contra-ataque dos comandados por Manuel Cajuda, e foi isso que aconteceu aos 7 minutos. Numa transição rápida, Tiago Targino adiantou-se a Mangala e correu em velocidade até à baliza de Helton, onde rematou cruzado, fora do alcance do guardião do FC Porto, fazendo o primeiro do encontro.
O FC Porto acusou alguma ansiedade com o golo sofrido, com muitas lances a perderem-se  e remares muito longe da baliza de Bracali, antigo guarda-redes dos azuis e brancos.
Por volta dos 17 minutos, o árbitro Cosme Machado interrompeu o jogo devido ao forte granizo que caiu sobre o relvado do Estádio do Dragão. As duas equipas estiveram recolhidas nos balneários e, quatro minutos, retomaram a partida.
Até ao final da primeira parte, o FC Porto não conseguiu marcar. Notas de destaque para a consistência da defesa do emblema algarvio e para o trabalho incansável de João Moutinho nos azuis e brancos durante os primeiros 45 minutos.
No segundo tempo, aos 55 minutos, Aos 55 minutos, depois de Varela ter atirado ao poste na sequência de um cruzamento de Moutinho, o colombiano Jackson Martínez aproveitou a má saída de Bracali dos postes e só teve de encostar para o golo do empate no Dragão.
Aos 64 minutos de jogo, Cosme Machado assinalou grande penalidade a favor dos Dragões por ter visto mão na bola de Jander na grande área do Olhanense. Na conversão, Jackson Martínez atirou a bola por cima da baliza de Bracali, desperdiçando a oportunidade de bisar e dar a volta ao marcador.
Já com Liedson em campo, e também Sebá e Tozé, o FC Porto podia ter feito a reviravolta no marcador perto dos 73 minutos, com Mangala, num cabeceamento, a errar por pouco o alvo.
Com o tempo a esgotar-se, Jackson teve perto de fazer a reviravolta. Bracali defendeu um remate do colombiano, voltou a parar um remate de Danilo, e com a bola a regressar a Jackson, o número 9 rematou por cima.
À semelhança do rival Benfica, o FC Porto também sai da ronda número 18 com um empate. Tudo igual na tabela classificativa, com os Dragões a liderarem com 46 pontos, os mesmos que os encarnados, mas com vantagem na diferença entre golos marcados e sofridos.