Já conhecendo a igualdade do Benfica na Madeira, os “dragões”, que lideram com melhor diferença de golos, cederam os primeiro pontos em casa esta temporada, num encontro em que estiveram em desvantagem desde os sete minutos, quando Tiago Targino ter inaugurado o marcador.

O colombiano Jackson Martinez empatou a partida, aos 55 minutos, e 10 minutos depois poderia ter colocado o FC Porto em vantagem e feito o seu 20.º golo na prova, mas falhou uma grande penalidade.

Antes o Benfica tinha escorregado na visita ao Nacional, empatando a dois, com os insultares a adiantarem-se por Diego Barcellos aos seis minutos, mas o Benfica deu a volta a marcador ainda na primeira parte, com um autogolo do moçambicano Mexer (15) e um golo do uruguaio Urreta (37), tendo o angolano Mateus empatado aos 53.

A partida teve um final polémico com três expulsões, dos benfiquistas Cardozo e Matic e do nacionalista Marçal.

O FC Porto e o Benfica seguem isolados no comando, com 46 pontos, já a 15 do terceiro classificado, Paços de Ferreira, que na segunda-feira defende o ponto de avanço que tem sobre o Sporting de Braga.

Em crise, o Sporting somou mais uma derrota, a sétima na prova e a terceira em casa, sendo batido em Alvalade pelo Marítimo, graças a um golo do sul-coreano Suk, aos 18 minutos, com os insulares a subirem ao sétimo posto, enquanto os “leões”, que têm o pior ataque da prova, caíram para décimos.

O Rio Ave consolidou o quinto posto, depois de vencer fora a Académica, por 2-1 (nona), tendo agora seis pontos de avanço sobre o Estoril-Praia, que venceu o Vitória de Guimarães no sábado (2-0), e o Marítimo.

O Moreirense, último classificado, conseguiu o segundo triunfo consecutivo, derrotando o Beira-Mar em casa, por 3-0, com os aveirenses a caírem para a zona de despromoção, com 15 pontos, apenas mais um do que os vimaranenses.

Com mais um ponto do que os “aurinegros”, o Vitória de Setúbal está um ponto acima da “linha de água”, depois de vencer o Gil Vicente (12.º).