Antes dos encontros do fim se semana, os líderes do campeonato luso repartiam o estatuto com o Anorthosis (Chipre) e o Skënderbeu Korçë (Albânia), que perderam e deixaram as formações lusas como as únicas sem derrotas nos campeonatos do “velho continente”.

Na sexta-feira, o Korçë caiu por 1-0 na receção ao Vllaznia Shkodër, vencedor com um tento de Arsen Hajdari (73 minutos), sofrendo o primeiro desaire no campeonato albanês, à 14.ª jornada, depois de 10 vitórias e três empates.

Por seu lado, o Anorthosis, que seguia com 17 triunfos e três empates, perdeu domingo o seu encontro da 21.ª ronda do campeonato cipriota: o Nea Salamis, a atuar em casa, venceu por 2-1, graças a um tento de Nikos Englezou, aos 90+1 minutos.

Desta forma, apenas FC Porto e Benfica permanecem invictos, ambos com 14 triunfos e quatro empates, após 18 rondas: só a diferença de golos as distingue, com vantagem dos “azuis e brancos”, com 45-9, contra 46-14 dos “encarnados”.

Os “dragões” cederam empates nos redutos de Gil Vicente (0-0), Rio Ave (2-2) e, agora, com o Olhanense (1-1), além do empate a 2-2 na Luz, com o Benfica, que somou mais três 2-2, com o Sporting de Braga, em Coimbra e, domingo, com o Nacional.

No que respeita aos principais campeonatos europeus, destaque para o FC Barcelona, em Espanha, e o Bayern Munique, na Alemanha, as únicas equipas só com uma derrota.

Os catalães, que contam 20 vitórias e dois empates, com 78-26 nos golos, apenas perderam no reduto da Real Sociedad (2-3, à 20.ª jornada), enquanto os bávaros, com 17 triunfos, três empates e 55-7 nos golos, só cederam na receção ao Bayer Leverkusen (1-2, à nona), adversário do Benfica nos 16avos de final da Liga Europa.