O Paços de Ferreira defronta o Nacional da Madeira na próxima jornada da Primeira Liga.

O treinador Paulo Fonseca disse hoje que o Paços de Ferreira, isolado no terceiro lugar da I Liga de futebol, está numa posição privilegiada para se apurar para as competições europeias, mas pediu «alguma moderação».

«Vamos ter alguns jogos complicados, é preciso alguma moderação nesse objetivo [das competições europeias], mas mentiria se não dissesse que podemos estar numa situação privilegiada», disse Paulo Fonseca.

O técnico da formação nortenha, que falava à margem da campanha de captação de novos doares de medula óssea, realizada hoje em Penafiel, com a participação de elementos do Paços de Ferreira e do Penafiel, insistiu em relativizar o terceiro lugar da equipa, reforçado depois da vitória na véspera no reduto do Sporting de Braga (3-2).

«Não é uma preocupação, nem um objetivo e não queremos essa pressão sobre a equipa», precisou Fonseca, repetindo que o último lugar do pódio na I Liga «não muda nada» e que, «dentro do balneário, a exigência será sempre a mesma», a de tentar vencer cada jogo.

Segundo Paulo Fonseca, o sucesso da campanha da equipa resulta da «ambição destes jogadores e desta equipa», que já alcançaram o objetivo inicial da permanência, mas insistiu no discurso cauteloso, até porque, como fez questão de frisar, «ainda faltam 12 jornadas e as coisas vão-se tornando mais difíceis».

Fonseca disse também sentir-se feliz por estar no Paços de Ferreira, com quem tem mais um ano de contrato, um sentimento que estendeu aos restantes elementos da equipa, garantindo não ver em nenhum deles vontade de abandonar o grupo.

O "capitão" Filipe Anunciação falou num «momento histórico» do clube e deu conta de uma «pressão boa», bem diferente daquela que a equipa viveu na época passada, em que a margem de erro era nula no objetivo de garantir a permanência na I Liga.

«Não me recordo de uma equipa, com um orçamento destes, estar no terceiro lugar nesta altura, mas isto é o resultado do nosso trabalho e empenho. Começámos com o objetivo da permanência, mas não nos podem exigir nada», disse Anunciação aos jornalistas.

O experiente futebolista, de 33 anos, definiu que o objetivo do grupo, um misto de juventude e experiência, é «dar seguimento a esta fase, com tranquilidade e humildade».

«Para sairmos deste lugar, os outros têm de ser melhores, porque não vamos dar de mão beijada este lugar», concluiu o "capitão" pacense.

O Paços de Ferreira venceu na terça-feira no reduto do Sporting de Braga, por 3-2, e reforçou o terceiro da I Liga, com 34 pontos, com mais quatro que os bracarenses, mantendo seis de vantagem sobre o Rio Ave, quinto, e 12 sobre o Estoril-Praia, sexto e fora da zona europeia.