O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deliberou hoje multar o Benfica em 8530 euros por comportamento incorreto do público e arremesso de uma garrafa contra o árbitro Pedro Proença.

O montante global da multa excede os 8000 euros, mas o CD multou o clube em 1530 euros devido ao incidente em que o árbitro foi atingido pelo público com uma garrafa e 7000 euros pelo comportamento incorreto dos adeptos.

As decisões referem-se ao jogo da 18.ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol, no qual o Benfica empatou na visita ao Nacional (2-2) na Choupana, e que teve três jogadores expulsos, Marçal da equipa madeirense, e Cardozo e Matic das “águias”.

Os jogadores encarnados foram punidos, cada um, com um jogo de suspensão, o mesmo atribuído a Marçal, embora o avançado paraguaio do Benfica ainda tenha merecido uma repreensão da parte do CD, por comportamento incorreto para com o árbitro.

No global, o clube da Luz terá uma despesa de 15.959, com o órgão disciplinar, por também ter sido obrigado ao pagamento de 7.429,20 euros ao Sporting de Braga, por danos causados pelos adeptos no jogo entre as duas equipas, na 16.ª ronda.

Em relação à última jornada, em que o Sporting de Braga recebeu e perdeu com o Paços de Ferreira (3-2), os arsenalistas foram também condenados a uma multa de 4.980 euros, por comportamento incorreto do público.

Quase em cima do intervalo, quando o Braga perdia por 2-0, os seus adeptos arremessaram vários objetos em direção aos adeptos da equipa visitante, o que obrigou à intervenção da polícia.