O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) voltou a rejeitar o pedido de libertação imediata de Vale e Azevedo, presidente do Benfica de 1997 a 2000, apresentado por um grupo de cidadãos.

Em acórdão a que a agência Lusa teve acesso, datado de quinta-feira, o STJ recusou que Vale e Azevedo, extraditado para Portugal a 12 de novembro de 2012, esteja em prisão ilegal, contrariando José António Muacho, Ana Elisabete Lopes e Deolinda Branco da Silva.

Os cidadãos recorreram para o STJ com o fundamento de que Vale e Azevedo cumpriu já quinto sextos da pena de 11 anos e meio fixada em cúmulo jurídico pela 4.ª Vara Criminal de Lisboa, no âmbito dos processos Ovchinnikov/Euroárea (seis anos de prisão em cúmulo), Dantas da Cunha (sete anos e meio) e Ribafria (cinco anos).

Argumentou ainda o grupo de cidadão que «os direitos humanos de Vale e Azevedo estão a ser violados», uma vez que ainda aguarda a liberdade condicional, sublinhando que o antigo presidente «está a ser vítima de um tratamento muito desigual em comparação com outros casos de Justiça».

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.